Em março último a Aston Martin anunciou, por meio de um comunicado enviado aos seus acionistas, a decisão de eletrificar todos os modelos homologados para uso em estrada até 2030. Detalhou que destes, 50% serão totalmente elétricos e 45% exibirão alguma forma de hibridização. Quanto aos restantes 5%, manterão a propulsão a gasolina, mas como modelos única e exclusivamente utilizados nas competições.
Decidida a reduzir a disponibilidade dos motores a combustão na sua linha para breve, a Aston Martin começa essa transição já em 2025, provavelmente com os novos e elétricos Vantage (foto de abertura) e DB11. Segundo Tobias Moers, diretor executivo da marca, essa mudança abrangerá todo o tradicional segmento esportivo.
Enquanto esse momento não chega, está definida uma etapa intermediária, com o lançamento de uma versão híbrida de plugar do suve DBX. Juntamente com ele deverá ser mostrado um novo hiperesportivo com motor em posição central e sistema de propulsão híbrida de plugar, que terá um posicionamento de mercado abaixo dos Valkyrie e Valhalla.
Quanto ao sistema híbrido, a marca britânica revelou que será o mesmo já utilizado pela Mercedes-AMG, embora configurado para os parâmetros que tragam a personalidade e a experiência de pilotagem dos Aston Martin.
AB