Nas últimas cinco etapas do Campeonato Mundial de F-1 Max Verstappen (foto acima) venceu quatro vezes, incluindo as três últimas. O triunfo mais recente aconteceu esta manhã em Spielberg (à tarde lá), quando ele dominou com autoridade de campeão a prova de classificação, a competição de 71 voltas e ainda fez a volta mais rápida da corrida, onde Valtteri Bottas e Lando Norris completaram o pódio. Muito além do que se viu hoje, ficou evidente que a Mercedes terá que trabalhar muito para recuperar a hegemonia arrasadora que ostentou nas últimas sete temporadas: em momento algum Lewis Hamilton esteve em posição de disputar a vitória e agora está 32 pontos atrás do holandês, que tem 182. Lando Norris foi eleito, com justiça, o piloto do dia e terminou em terceiro, resultado definido por uma penalização de cinco segundos, cumprida durante a troca de pneus. No final, o jovem inglês completou o percurso apenas 2”046 atrás do já veterano finlandês.
O segundo lugar de Valtteri Bottas veio em circunstâncias peculiares: inicialmente ele foi instruído para não atacar Lewis Hamilton, que andava em segundo atrás de Verstappen. O heptacampeão, no entanto, jamais esteve em condições de se aproximar do holandês para esboçar algum ataque. Pouco a pouco o rendimento do seu carro foi caindo, segundo o piloto, por causa de algo que quebrou no assoalho traseiro. O finlandês foi autorizado a superar o companheiro de equipe e graças à penalização de cinco segundos imposta a Lando Norris, voltou a subir no pódio. No sábado a Mercedes anunciou a extensão do contrato atual de Hamilton para as temporadas de 2022 e 2023. Bottas ainda não está confirmado.
Aclamado como o melhor piloto do dia, Lando Norris admitiu sentir um misto de alegria e frustração pois “esperava terminar em segundo e tínhamos carro para isso.” A constância do jovem inglês, o único que pontuou em todas as nove provas disputadas este ano, aparece em quarto no campeonato, à frente de Valtteri Bottas. A tabela de pontos da temporada mostra os dois pilotos da Ferrari nas posições seguinte: Charles Leclerc (62) e Carlos Sainz (60). Leclerc já deu mostras de ser mais rápido que Sainz, mas o espanhol compensa tal deficiência com a capacidade de extrair mais desempenho na base da estratégia e se adaptando mais facilmente às limitações do chassi de Maranello.
Depois de um início de temporada abaixo do esperado, quando foi seguidamente superado pelo companheiro de equipe Estebán Ocón, Fernando Alonso virou o jogo e conseguiu um décimo lugar, posição que assumiu a duas voltas da bandeirada. O espanhol estudou durante voltas o traçado e a tática de George Russell, que segue sem marcar seu primeiro ponto. Pode-se enxergar neste cenário a falta e sorte de Ocón — abandonou na primeira volta depois que Antonio Giovinazzi bateu no seu carro a ponto de quebrar a suspensão dianteira direita — e a recuperação da equipe Williams, que vem melhorando gradativamente.
Confira os 10 primeiros: 1) Verstappen, 71 voltas em 1h23’54”543; 2) Bottas, a 17”973; 3) Norris a 2“019; 4) Hamilton, a 46”452; 5) Sainz, a 57”144; 6) Pérez, a 57”915; 7) Ricciardo, a 60”395; 8) Leclerc, a 1’1”195; 9) Gasly, a 1’1”844; 10) Alonso, a uma volta.
No Campeonato Verstappen soma 182 pontos, seguido por Hamilton (150; 3) Pérez, 104; 4) Norris, 101; 5) Bottas, 92; 6) Leclerc, 62; 7) Sainz e Ricciardo, 60; 9) Gasly, 39; 10) Vettel, 30. A próxima etapa será em Silverstone, Inglaterra, dia 17 de julho.
WG