O primeiro Pininfarina Battista já foi produzido e estará presente no próximo domingo, 15 de agosto, no Pebble Beach Concours d’Elegance, durante a Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos. O Battista é um sonho antigo da empresa, desde que começou a produzir carrocerias sob encomenda.
A ideia de lançar no mercado um modelo que fosse totalmente da sua autoria sempre esteve no horizonte, mas só agora se tornou realidade. A Carrozzeria Pininfarina tem sede em Turim, na Itália, e foi fundada por Battista Pininfarina, em 1930.
A produção do Battista será limitada a 150 unidades para clientes de todo o mundo, e a primeira unidade do exclusivo modelo, esse que está na Califórnia, tem a carroceria totalmente em compósito de fibra de carbono. O tom cinzento contrasta com o teto negro. Alguns detalhes são em azul claro, que é a cor que vem sendo adotada como padrão para indicar que um veículo é 100% elétrico. Os bancos também são produzidos em compósito de fibra de carbono, revestidos em couro e em Alcantara.
Esse superesportivo é um veículo elétrico com 1.900 cv de potência e um visual arrebatador, tal como todas as criações que incluem a assinatura de Pininfarina. No comunicado estão as especificações do veículo. Em menos de dois segundos de aceleração chega-se aos 100 km/h partindo da imobilidade.
Mas o Battista traz mais uma novidade, o seu som. A filosofia Som Puro foi adotada pela Automobili Pininfarina GmbH, que é a produtora desses veículos elétricos de luxo, e tem sede em Munique, na Alemanha. A empresa divulgou que o veículo tem um som baseado numa “frequência orgânica de 54 Hz”, que é a oitava parte dos 432 Hz “consistentes matematicamente com o universo” para a teoria da música, e tidos como a frequência de um som puro.
Informa também que, daquele ponto de partida, “a frequência subirá em múltiplos de 54 Hz com novas camadas de som adicionadas à medida que a velocidade aumenta”. Esta “acústica responsiva refletirá a performance exclusivamente elétrica do Battista”.
“Cada condutor tem uma ligação emocional com um carro e o som do Battista irá nutrir esta conexão, não replicando o som familiar de um carro, mas sim um que irradia a beleza do design exterior e interior do Battista. Desta forma, o Battista não só impressionará com a estética e a performance, mas também num novo nível emocional elevado através do som”, declarou o diretor de carros esportivos da marca, o alemão René-Christopher Wollmann.
AB