A Stellantis revelou a intenção de lançar um total de 20 modelos eletrificados nos próximos 24 meses, metade dos quais serão 100% elétricos, nove veículos híbridos plugáveis e um modelo com as duas formas de propulsão.
O caminho da eletrificação do grupo Stellantis já está traçado. A transformação envolverá todas as marcas que o grupo elevará ao patamar de veículos topo de linha, ou sejam, Alfa Romeo, Lancia e DS Automobiles. Ao mesmo tempo surge a notícia de que o Fiat Punto voltará ao mercado.
A marca Alfa Romeo (na foto de abertura, o suve Tonale) irá tornar-se 100% elétrica até 2027, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e na China, segundo a Stellantis. A tradicional marca aposta no estilo simplesmente espetacular de seus carros para manter-se viva nessa nova etapa de motorização. Não podemos esquecer do prazo de dez anos dado pelo grupo para ela se reerguer, nem o fato de o Grupo Volkswagen estar de olho nesses carros icônicos.
A Lancia, marca que atualmente está limitada a um único modelo, o Ypsilon, e a um único mercado, a Itália, vai se tornar 100% eletrificada já a partir de 2024. Passará a ter uma gama composta de híbridos e elétricos.
Quanto à francesa DS Automobiles, passará a oferecer exclusivamente modelos elétricos a bateria, a partir do mesmo ano, mas isso será feito sobre os modelos já existentes.
Quanto à Fiat, o Punto deve retornar, segundo revela agora a Stellantis. Ao contrário do que chegou a ser admitido pelos responsáveis da marca quando, em 2018, decidiram descontinuar o modelo, o Punto não morreu e vai mesmo voltar ao mercado. O compacto italiano vai conhecer um sucessor ao longo de 2023, com uma arquitetura comum ao grupo, como forma de atenuar custos e acelerar o seu desenvolvimento.
A Stellantis informa que os resultados financeiros agora apresentados são bons, que na primeira metade de 2021 conseguiu quadruplicar as vendas frente ao mesmo período de 2020.
AB