A marca alemã levou para o Pebble Beach Concours d’Elegance, durante a Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos, muitas novidades. Carros de rua, de competição, motorização a combustão ou elétrica, veículos para todos os gostos e bolsos.
O BMW M5 CS (foto de abertura) foi apresentado pela primeira vez na corrida de 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em janeiro deste ano. O sedã esportivo, de tiragem limitada, foi uma das estrelas do evento Legends of The Autobahn, e é o veículo de produção da BMW mais rápido e potente de todos os tempos, segundo o comunicado da fábrica. O motor V-8 de 4,4 litros TwinPower Turbo produz 635 cv a 6.000 rpm. A potência é enviada para o sistema de tração integral M xDrive por meio do câmbio M Steptronic de oito marchas com Drivelogic. Acelera de zero a 100 km/h em 3 segundos e tem velocidade máxima de 305 km/h.
No interior, o motorista e o passageiro dianteiro têm bancos do tipo concha de especificação M com estrutura em compósito de fibra de carbono, revestidos de couro Merino preto com detalhes em vermelho Mugello e costuras contrastantes em vermelho. O veículo tem interior projetado para quatro lugares e os dois passageiros traseiros têm seus próprios bancos individuais. Merino é uma raça de ovinos originária do sul de Portugal, tida como a mais nobre para uso em vestimentas e artigos de decoração.
Por fora, o M5 CS se distingue por detalhes em Ouro Bronze, luzes dianteiras amarelas e rodas forjadas pintadas também de Ouro Bronze, com 20 polegadas de diâmetro. A produção do M5 CS é limitada, com previsão de chegada aos Estados Unidos para esse último semestre de 2021.
O Alpina B8 Gran Coupé 2022 é um automóvel exclusivo, de alto desempenho, com toda a tradicional engenhosidade da marca. O motor V-8 tem dois turbocarregadores, 4,4 litros de cilindrada, produzindo 621 cv, suficientes para levá-lo aos 100 km/h em 3,4 segundos e à velocidade máxima de 324 km/h. Aprimoramentos no ajuste do chassi resultaram em conforto nas viagens de longa distância ao mesmo tempo que garantem excelente dirigibilidade. Os pneus são projetados pela Pirelli com exclusividade para esse novo modelo. Mantendo a tradição, o B8 Gran Coupé incorpora componentes aerodinâmicos discretos, mas cuidadosamente otimizados, como o defletor dianteiro e o difusor exclusivo na parte traseira. Vale lembrar que a Alpina, desde 1983, foi reconhecida pelas autoridades alemãs como fabricante de automóveis, ou seja, seus carros são registrados como Alpina e não BMW ou BMW Alpina. Mas podem ser revisados em toda a rede de autorizadas BMW e têm a mesma garantia.
O Rolex Monterey Motorsports foi palco para o lançamento do BMW M Motorsport M4 GT3. O novo modelo já acumulou mais de 14.000 km de testes por toda a Europa e pela primeira vez pôde ser visto na América. O motor tem 6 cilindros em linha e potência de 590 cv e o câmbio de 6 marchas atua com comando eletro-hidráulico da embreagem. Além disso, com o novo M Track Cockpit é possível fazer a maior parte da programação e operação do carro por meio de menus integrados, eliminando a necessidade de um laptop externo.
Os participantes do Rolex Reunion também puderam ver de perto um dos BMW Motorsport M4 DTM, do campeonato de turismo alemão, o Deutsche Tourenwagen Masters, antes conhecida como Deutsche Tourenwagen Meisterschaft. O carro exibido, de numeral 25, disputou as temporadas de 2019 e 2020 com o piloto da BMW Motorsport, Philipp Eng. Pesando 981 kg e com motor de 4 cilindros e 2 litros TwinPower Turbo, com potência de 618 cv, pode acelerar de zero a 100 km/h em 2,5 segundos, com velocidade máxima superior a 298 km/h e produz forças laterais nas curvas de até 3 g.
Chegando aos veículos elétricos, foram mostrados os novos modelos da marca. O BMW iX xDrive50 foi concebido desde o início para mobilidade 100% elétrica e apresenta a tecnologia eDrive de quinta geração. Construída em torno de uma unidade de propulsão que une o motor elétrico, a eletrônica de potência e o câmbio, todos integrados em uma única caixa, tem dois motores elétricos que produzem potência de 523 cv e aceleração de zero a 100 km/h em 4,6 segundos. A autonomia divulgada no comunicado da BMW é de até 630 km (WLTP).
O BMW i4 combina a funcionalidade do Gran Coupé com a entrega instantânea de potência de uma unidade de força totalmente elétrica, conservando a dinâmica de chassi tradicional dos sedãs esportivos da marca.
O i4 eDrive40 tem um único motor elétrico enviando 340 cv para as rodas traseiras e o i4 M50, primeiro modelo totalmente elétrico da BMW M GmbH, tem dois motores elétricos com potência máxima combinada de 544 cv enviada para as quatro rodas. Este arranjo resulta em aceleração de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e uma autonomia estimada de até 510 km (WLTP). A eDrive de quinta geração está nestes dois veículos também.
AB