O complexo industrial da GM situado no Rio Grande do Sul voltou a operar em um único turno, após ficar parado durante meses por falta de componentes, em especial chips, problema que afetou grande parte da indústria automobilística mundial.
A reabertura permitirá à empresa a retomada da produção dos Chevrolet Onix e Onix Plus, que chegam já como linha 2022. A fábrica produz dentro do conceito de indústria 4.0 com alta tecnologia, inovação e sustentabilidade, conforme divulga nas redes sociais. Informa também que na mais recente expansão, recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão.
A GM foi severamente afetada no Brasil pela escassez de semicondutores, que forçou fábricas do mundo inteiro a parar as atividades ao longo de 2020 e mesmo em 2021. Desde o fim de março a GM havia paralisado o complexo industrial de Gravataí.
“O Onix é o carro preferido do consumidor brasileiro e o retorno da produção é importante, pois vamos começar a atender aos milhares de clientes que aguardam pelo produto nas concessionárias Chevrolet pelo País”, diz Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul, em comunicado emitido pela marca.
A suspensão das atividades da fábrica de Gravataí fez com que aproximadamente 50 mil unidades de Onix e Onix Plus deixassem de ser vendidas. A GM informa também que os emplacamentos do Tracker, que vinha muito bem posicionado no segmento de suves, foram bastante afetados.
Mas essa retração na produção não é exclusividade da GM. A crise dos chips afeta diversas outras fabricantes de veículos no Brasil. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre 100 mil e 120 mil veículos ficaram de fora da produção nacional no primeiro semestre por causa da falta de semicondutores.
A mais recente paralisação foi anunciada pela Toyota, obrigada a suspender suas atividades nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no interior de São Paulo, entre os dias 18 e 27 de agosto próximo. Em Sorocaba será interrompida a produção do Yaris e do Corolla Cross, enquanto em Porto Feliz cessa a fabricação dos motores 1,3 e 1,5 litro, bem como do 2,0 16V da linha Corolla.
AB