Agora é oficial, fotos e dados foram divulgados pela própria Lamborghini. O Countach LPI 800-4 é um semi-híbrido (mild-hybrid), com motor V-12 de 6,5 litros a gasolina, produzindo 780 cv, mais o motor elétrico de 48 V e 34 cv, para uma potência combinada de 814 cv.
Deverá ser o último Lamborghini a fazer uso desta tecnologia, pois Stephan Winkelmann, diretor executivo da marca, disse que a próxima geração de seus supercarros V-12 será toda híbrida recarregável.
O monobloco é confeccionado em compósito de fibra de carbono e o peso do carro, a seco, é de 1.595 kg. Na dianteira as rodas têm diâmetro de 20 polegadas e na traseira são de 21 polegadas, com pneus Pirelli P Zero Corsa nas medidas 255/30ZR20 e 355/25ZR21, respectivamente. Para reduzir o ímpeto do LPI 800-4 os freios têm discos carbono-cerâmicos, com 400 mm de diâmetro na frente e 380 mm atrás, ambos com 38 mm de espessura.
A caixa de câmbio tem dupla embreagem e sete marchas e a tração é integral. A herança visual do Countach está misturada com o tema gráfico predominante nos Lamborghini de hoje, ou seja, o hexágono. Isso pode ser visto nas aberturas das caixas de rodas, nas lanternas traseiras ou na cobertura do V-12, além de estar presente em vários elementos do sofisticado interior.
O zero a 100 km/h é feito em 2,8 segundos, chega aos 200 km/h em 8,6 segundos e tem velocidade máxima de 355 km/h. Serão produzidas exatas 112 unidades, e a razão dessa quantidade peculiar e inusitada é que, durante o desenvolvimento da versão original do Countach, o projeto era conhecido internamente como “LP 112”.
AB