Nos últimos tempos a Mazda, sediada em Hiroshima, Japão, tem registrado patentes lá não só de diversas designações, mas também de um novo logotipo. Reconhecida por optar por caminhos diferentes nos projetos, as designações patenteadas pela empresa, de acordo com as notícias vindas do Japão, seriam “e-SKYACTIV R-Energy”, “e-SKYACTIV R-HEV” e “e-SKYACTIV R-EV”.
Quanto aos dois logotipos registrados, um seria o “R” estilizado e o outro um contorno do rotor usado pelos motores Wankel, combinado com a letra “E”, em minúsculo, no centro. Isso veio alimentar uma série de rumores que dão conta das propostas que eventualmente venham a utilizar essas novas designações.
O nome “e-SKYACTIV R-EV” é quase autoexplicativo e implicaria no uso do Wankel num modelo elétrico como extensor de alcance, como já tinha sido ventilado em ocasiões anteriores para o MX-30. Mas as designações “e-SKYACTIV R-HEV” e “e-SKYACTIV R-Energy” causam mais dúvidas.
Se a primeira parece ter algo a ver com modelos híbridos, afinal HEV significa Hybrid Electric Vehicle ou Veículo Elétrico Híbrido, a segunda, “e-SKYACTIV R-Energy”, é mais intrigante e envolveria modelos com o motor Wankel a hidrogênio, segundo se especula.
Esta hipótese ganha força quando levadas em conta as próprias pistas dadas por alguns responsáveis da marca a respeito do desenvolvimento de motores a hidrogênio e da capacidade da Mazda para aplicar a tecnologia. A empresa já tinha dito no passado que o Wankel é particularmente indicado para consumir hidrogênio, devido ao seu ciclo de combustão, alimentando os rumores que apontam para um regresso da motorização Wankel.
O engenheiro alemão Felix Wankel concebeu seu motor rotativo por volta de 1924 e obteve sua primeira carta -patente em 1933. Felix Heinrich Wankel nasceu em 13 de agosto de 1902, em Lahr, Alemanha, e faleceu em 9 de outubro de 1988.
Cabe lembrar que a Mazda não é novata no que diz respeito a converter motores Wankel para consumir este combustível. O belo Mazda RX-8 Hydrogen RE (foto de abertura) testava um motor designado 13B-Renesis que consumia tanto gasolina quanto hidrogênio. Esse protótipo era uma versão bicombustível de 2003 do esportivo RX-8, no qual o motor rotativo de dois rotores Wankel estava configurado para funcionar com hidrogênio ou com gasolina. Quando consumia hidrogênio o motor produzia apenas 109 cv, mas com gasolina chegava aos 210 cv. Resta saber se os eventuais novos motores do tipo iriam consumir também a gasolina ou seriam só alimentados por hidrogênio.
AB