• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas O editor-chefe fala

“ESTÁ CHOVENDO E AS PISTAS ESTÃO ESCORREGADIAS”

identicon por Bob Sharp
29/08/2021
em O editor-chefe fala
Foto: minutoseguro.com.br

Foto: minutoseguro.com.br

Enquanto o mundo aguarda a largada do Grande Prêmio da Bélgica em razão da forte chuva na região das Ardenas, onde fica o espetacular circuito Spa-Francorchamps, vieram-me à mente os avisos dos noticiários radiofônicos que usei como título de coluna de hoje.

Será que existe condição de ruas, avenidas e estradas molhadas sem que estejam escorregadias? Será mesmo que rádio-ouvintes ao volante desconhecem o efeito da água sob  os pneus e precisam ser alertados a respeito?

A única explicação que encontro para esse tipo de aviso por essas bandas é adaptação do que se costuma informar nos países ou regiões de frio intenso quando chove e a temperatura desce a 5 ºC  e se aproxima de 0 ºC e a água vira gelo, esta sim uma situação extremamente perigosa. Nesse caso o aviso de possibilidade de gelo é mais do que útil e sobretudo bem-vindo.

É por isso que no Kadett 1992 que tive as informações no computador de bordo entravam em modo piscante quando a temperatura chegava a 5 ºC, era aviso de possível formação de gelo na pista. Constava do manual.

Ainda quando na revista Oficina Mecânica, meu chefe Josias Silveira contou que estava numa estrada na França e vu placas informando “Verglas” sem saber o que significava. Só dias depois soube que era trecho sujeito a gelo, e havia continuado a dirigir em ritmo normal.  Sorte não ter encontrado gelo!

Pois essa informação de verglas me remete a outra “adaptação” em Pindorama, placas rodoviárias que informam “Trecho sujeito a neblina”: será que neblina é invisível e surge de repente como ocorre num trecho com gelo?

Quando a pista está molhada

Se o carro estiver com pneus com profundidade de sulco mínima de 3 mm (ideal 4 mm, metade de um pneu novo) não vai derrapar repentinamente, Basta dirigir com mais atenção (sem tensão) e não exceder os limites de velocidade. Com sulcos abaixo de 3 mm pode haver derrapagem inesperada. O limite legal de 1,6 mm é inviável quando há agua na pista. Fabricantes como a GM alertam no manual para a necessidade de usar pneus gastos até 3 mm somente.

Ao frear no molhado a possibilidade de travar rodas é maior. Nessa condição o ABS ajuda o motorista menos habilidoso ao impedir travamento de roda.

Se com piso seco vale a regra de 2 segundos de “distância” para o carro á frente., com água na pista deve-se dar 3 segundos para mais segurança.

Lembre-se que a luz de rodagem diurna não liga as lanternas traseiras. Com chuva ou piso molhado ligue o farol baixo.

E vamos torcer para que haja a corrida na Bélgica. O pôr do sol hoje lá é às 20h27.

BS

Próximo
Fotos: Divulgação Volkswagen AG e Auto Barn Classic Cars

VOLKSWAGEN VAI ACABAR COM CÂMBIOS MANUAIS ANTES DE SE TORNAR 100% ELÉTRICA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17