Em 9 de abril de 1953, a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projeto iniciado em 1952, denominado Isetta. Consistia em um automóvel de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano.
Foi produzido também, sob licença, em diversos países, tais como Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, e Reino Unido. Aqui no Brasil era o Rom-Isetta.
A Micro Mobility Systems Ltd, conhecida como Micro, é uma empresa suíça que produz veículos urbanos. Apresentou pela primeira vez no Salão de Genebra, em 2016, o Microlino, um pequeno carro elétrico. Desde a estreia, o Microlino mostrou sua inspiração baseada no BMW-Isetta, apresentado em 1955.
A empresa é liderada pelos irmãos Oliver e Merlin Ouboter, e o Microlino se distingue do original por dispor de colunas dianteiras mais estreitas, para facilitar a visibilidade para o motorista, e o conjunto motriz traseiro com bitola mais larga para melhor estabilidade em curva. Vem juntar-se ao triciclo urbano e elétrico Microletta, que a Micro já produz.
Legalmente designado como quadriciclo leve, o Microlino tem motor elétrico alimentado por bateria. O motor elétrico do Microlino é uma evolução do primeiro modelo, com 14 cv de potência e 10,2 m·kgf de torque. O alcance previsto é de 200 quilômetros. No interior, predomina a simplicidade, com um painel digital para a instrumentação e um suporte para o celular do passageiro.
AB