Se alguém quer dirigir incógnito, com certeza o Fiat 500e, assim como os modelos 500 anteriores, não é o carro ideal. Mesmo após mais de dez anos no trânsito brasileiro, não há quem fique impassível ao ver esse veículo. Agora retorna com uma nova arquitetura 100% elétrica. É um modelo histórico da Fiat, desde seu lançamento na Europa em 1957.
Renovado em sua terceira geração, está maior, mais conectado, com equipamentos acima da média para o segmento e com novo estilo, informa a Fiat no seu comunicado, acentuando que, ligado às suas origens, o 500e reinterpreta o visual icônico do clássico Cinquecento (quinhentos em italiano) com um desenho limpo e atualizado, encerra a Fiat.
O 500e será comercializado no Brasil na versão Icon. Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o novo veículo cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm no entre-eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, para mais espaço interno. As rodas de liga de alumínio de 16 polegadas de diâmetro têm acabamento escuro.
O interior do Fiat 500 elétrico foi projetado com foco nas linhas horizontais, para enfatizar o aumento real do espaço interno. O sistema de infotenimento tem uma tela tátil de 10,25 polegadas combinado com os instrumentos digitais na tela de 7 polegadas. A localização da bateria no assoalho garante a manutenção do espaço a bordo, com o piso plano.
O veículo tem três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução ou a situação do momento. O Normal oferece um modo de direção mais próximo à experiência tradicional, e toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio-motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. No Range é melhorada a recuperação da energia, a desaceleração aumenta, enquanto o freio é usado normalmente para desacelerações mais fortes ou para parar completamente o carro.
No terceiro modo, denominado Sherpa, são ajustados vários parâmetros de condução, como velocidade máxima, limitada a 80 km/h, menor resposta ao acelerador para reduzir o consumo de energia e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento de vidros e retrovisores, para reduzir a um mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou a estação de carregamento mais próxima.
O 500e apresenta uma autonomia de 320 quilômetros. A Fiat informa que em testes realizados no Polo Automotivo de Betim, MG, o carro chegou a 460 quilômetros de autonomia rodando em condições ideais. O motor elétrico produz 118 cv e 22,4 m·kgf. O 500e necessita de 9 segundos para atingir 100 km/h e retoma de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos, segundo os dados da Fiat.
AB
(Atualizado em 4/08/21 às 9h48)