(Texto baseado em pesquisa da Peugeot)
Faróis e lanternas são exemplos da tecnologia a serviço do estilo e da segurança. Servem para iluminar e sinalizar, mas atualmente são itens que trazem a assinatura luminosa característica de cada marca de veículo, tornando-o identificável de longe.
Em 2012, a tecnologia de LED, ou diodos emissores de luz, trouxe mudanças profundas tanto na capacidade de iluminação como no formato dos conjuntos ópticos. Potentes e compactos, os LEDs oferecem mais liberdade aos projetistas envolvidos na criação dos faróis e lanternas, liberando-os das limitações impostas pelas tecnologias anteriores, leia-se halogênio e xenônio, em termos de desenho e de tamanho.
A luz emitida por um LED parece branca, tal como a luz dos faróis de xenônio. Essa luz na verdade é azul, mas uma boa parte do espectro azul é absorvido quando ela atravessa uma camada de fósforo, adquirindo a cor branca tão característica dos LEDs.
Além de oferecerem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à dos halogênios, os LEDs consomem pouca energia elétrica, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 dos novos Peugeot 308 e 308 SW, informa a marca.
As versões GT/GT Pack desses dois modelos possuem faróis adaptativos dotados de tecnologia matricial, compostos por três elementos. A função de luz de rodagem diurna é proporcionada pela assinatura luminosa com LED na forma de dentes de sabre, introduzida na gama da marca o novo 508 em 2018. Os faróis de luz baixa são constituídos por quatro LED associados formando um feixe luminoso bastante potente.
A função de faróis de luz alta é assegurada pelo módulo matricial composto por 20 LED que vêm somar o seu feixe luminoso ao dos faróis de luz baixa. Aqui reside a função adaptativa do sistema, pois os 20 módulos acendem-se, apagam-se e modificam individualmente sua potência de iluminação de maneira contínua, em função das condições exteriores.
A câmera situada na parte superior do para-brisa analisa o ambiente de modo a adaptar o acendimento e a intensidade dos diferentes LED da matriz. Dessa forma, o feixe luminoso adapta-se automaticamente, produzindo uma iluminação ideal que permite manter acesos os faróis de luz alta sem nunca ofuscar os outros veículos.
Ao aproximar-se de outro veículo à noite, tanto à sua frente ou em sentido contrário, os novos 308 e 308 SW analisam e acompanham sua progressão. Os segmentos luminosos dos faróis de luz alta apagam-se em torno do veículo detectado, criando um túnel de sombra, de modo a não ofuscar o condutor do outro veículo, enquanto o ambiente ao redor permanece fortemente iluminado, segundo informa a Peugeot.
Além de proporcionar essa iluminação ideal sem jamais ofuscar os demais condutores, a Matrix LED Technology que equipa os novos 308 e 308 SW é capaz de alternar automaticamente entre os diferentes modos de iluminação, em função das condições exteriores. No modo cidade, assim que o veículo começa a circular entre 0 e 50 km/h, os faróis de luz baixa são acionados.
No modo estrada, em velocidade de circulação entre 50 e 110 km/h, os faróis adotam a posição luz alta, atingindo 100% de seu potencial de iluminação. No modo autoestrada, quando a velocidade ultrapassa os 110 km/h durante pelo menos 5 segundos, os faróis Peugeot Matrix LED Technology modificam o ângulo do feixe luminoso dos faróis de luz alta para iluminar mais longe, mas sem ofuscar os demais condutores. Assim que o veículo passa a circular a menos 90 km/h por mais de 5 segundos, o feixe luminoso volta à sua inclinação inicial.
Os faróis estão associados às lanternas traseiras em LED, com as três garras características dos novos modelos, que são parte integrante do estilo traseiro do carro. O que importa é, além de ver, você precisa ser visto, e toda a tecnologia acima descrita é um grande passo para a segurança.
AB