• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

PEUGEOT 308 E 308 SW COM NOVAS TECNOLOGIAS DE ILUMINAÇÃO

DESDE A CRIAÇÃO DO PEUGEOT TYPE 1 EM 1889, A ILUMINAÇÃO DOS MODELOS DA MARCA NUNCA DEIXOU DE EVOLUIR

identicon por Augusto Botelho
28/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Stellantis

Fotos: Stellantis





(Texto baseado em pesquisa da Peugeot)

Faróis e lanternas são exemplos da tecnologia a serviço do estilo e da segurança. Servem para iluminar e sinalizar, mas atualmente são itens que trazem a assinatura luminosa característica de cada marca de veículo, tornando-o identificável de longe.

Em 2012, a tecnologia de LED, ou diodos emissores de luz, trouxe mudanças profundas tanto na capacidade de iluminação como no formato dos conjuntos ópticos. Potentes e compactos, os LEDs oferecem mais liberdade aos projetistas envolvidos na criação dos faróis e lanternas, liberando-os das limitações impostas pelas tecnologias anteriores, leia-se halogênio e xenônio, em termos de desenho e de tamanho.

Lanterna traseira da linha 308 / 308 SW

A luz emitida por um LED parece branca, tal como a luz dos faróis de xenônio. Essa luz na verdade é azul, mas uma boa parte do espectro azul é absorvido quando ela atravessa uma camada de fósforo, adquirindo a cor branca tão característica dos LEDs.

Além de oferecerem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à dos halogênios, os LEDs consomem pouca energia elétrica, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2 dos novos Peugeot 308 e 308 SW, informa a marca.

As versões GT/GT Pack desses dois modelos possuem faróis adaptativos dotados de tecnologia matricial, compostos por três elementos. A função de luz de rodagem diurna é proporcionada pela assinatura luminosa com LED na forma de dentes de sabre, introduzida na gama da marca o novo 508 em 2018. Os faróis de luz baixa são constituídos por quatro LED associados formando um feixe luminoso bastante potente.

Desenhos dentro da lanterna seguem padrão da marca

A função de faróis de luz alta é assegurada pelo módulo matricial composto por 20 LED que vêm somar o seu feixe luminoso ao dos faróis de luz baixa. Aqui reside a função adaptativa do sistema, pois os 20 módulos acendem-se, apagam-se e modificam individualmente sua potência de iluminação de maneira contínua, em função das condições exteriores.

A câmera situada na parte superior do para-brisa analisa o ambiente de modo a adaptar o acendimento e a intensidade dos diferentes LED da matriz. Dessa forma, o feixe luminoso adapta-se automaticamente, produzindo uma iluminação ideal que permite manter acesos os faróis de luz alta sem nunca ofuscar os outros veículos.

Luzes e faróis comandados automaticamente

Ao aproximar-se de outro veículo à noite, tanto à sua frente ou em sentido contrário, os novos 308 e 308 SW analisam e acompanham sua progressão. Os segmentos luminosos dos faróis de luz alta apagam-se em torno do veículo detectado, criando um túnel de sombra, de modo a não ofuscar o condutor do outro veículo, enquanto o ambiente ao redor permanece fortemente iluminado, segundo informa a Peugeot.

Além de proporcionar essa iluminação ideal sem jamais ofuscar os demais condutores, a Matrix LED Technology que equipa os novos 308 e 308 SW é capaz de alternar automaticamente entre os diferentes modos de iluminação, em função das condições exteriores. No modo cidade, assim que o veículo começa a circular entre 0 e 50 km/h, os faróis de luz baixa são acionados.

Os dentes de sabre estão bem visíveis

No modo estrada, em velocidade de circulação entre 50 e 110 km/h, os faróis adotam a posição luz alta, atingindo 100% de seu potencial de iluminação. No modo autoestrada, quando a velocidade ultrapassa os 110 km/h durante pelo menos 5 segundos, os faróis Peugeot Matrix LED Technology modificam o ângulo do feixe luminoso dos faróis de luz alta para iluminar mais longe, mas sem ofuscar os demais condutores. Assim que o veículo passa a circular a menos 90 km/h por mais de 5 segundos, o feixe luminoso volta à sua inclinação inicial.

Os faróis estão associados às lanternas traseiras em LED, com as três garras características dos novos modelos, que são parte integrante do estilo traseiro do carro. O que importa é, além de ver, você precisa ser visto, e toda a tecnologia acima descrita é um grande passo para a segurança.

AB







Próximo
Captação de vídeo: Ali Produtora / edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO JEEP COMMANDER, UM SUVE DE 7 LUGARES (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17