A Porsche, por tradição, presta frequentes homenagens a seus pilotos que enriqueceram a vitoriosa história da marca. Séries especiais, restauração de carros usados por eles, exposições com fotos e outros itens, tudo faz parte das celebrações a seus pilotos heroicos.
Pedro Rodríguez, correndo pela Porsche, conquistou oito vitórias entre 1970 e 1971 pilotando o icônico Porsche 917 KH (Kurzheck, traseira curta, ao contrário do 917 LH, Langheck, traseira longa) da equipe John Wyer com a inesquecível decoração da Gulf Racing.
Obteve muitas vitórias correndo por outras equipes, em diversas categorias, incluindo duas na Fórmula Um. Pedro Rodríguez de la Vega nasceu na Cidade do México, em 18 de janeiro de 1940 e faleceu em Nuremberg, Alemanha, em 11 de julho de 1971, numa prova da Interseries. Foi irmão do também piloto de Fórmula 1 Ricardo Rodríguez.
O mexicano foi um excelente piloto, constante e consistente, obteve ótimos resultados em todas as categorias e equipes pelas quais passou. Ao completar 50 anos de sua trágica morte no circuito urbano de Norisring, em Nuremberg, na Alemanha, a Porsche Latin America e a Porsche Mexico encomendaram uma unidade muito especial do Porsche 911 Turbo S, que foi produzida pelo departamento de personalização da marca, a Porsche Exclusive Manufaktur. Este modelo nunca poderá ser reproduzido novamente, assegurando que seja mesmo um exemplar único.
Pedro Rodríguez é considerado o melhor piloto mexicano de todos os tempos. “Ele continua a ser o piloto da América Latina que conquistou mais vitórias e alegrias para a Porsche até os dias de hoje”, declarou George Wills, presidente executivo da Porsche Latin America, acrescentando também que “com esta unidade única do 911 Turbo S queremos prestar homenagem ao insubstituível piloto, um ídolo do passado e uma lenda no presente”.
O 911 especial foi revelado num evento em Toluca, no México, e claro que não poderia deixar de incluir a decoração azul claro com a faixa laranja da Gulf Racing, uma vez que também serve de homenagem ao 917 KH com que Pedro Rodríguez conquistou tantas vitórias.
A bordo deste 911 Turbo S tudo está revestido em couro azul com costuras em laranja. A silhueta do 917 KH está nos encostos de cabeça dos bancos e a assinatura de Pedro Rodríguez foi gravada no apoio de braços e no lado direito do painel. Os detalhes continuam na chave do carro, que também inclui a assinatura do piloto e está pintada nos tons da Gulf, além do conjunto de malas personalizadas.
Um dos momentos mais lembrados pelos fãs das provas de longa duração, e eu me incluo nessa lista, foi a disputa acirrada entre Pedro Rodríguez e Jo Siffert, ambos correndo pela Porsche com os 917 KH, nos 1.000 km de Spa-Francorchamps em 17 de maio de 1970. Quando faltavam “apenas” 999 km para o final da prova os dois carros entraram na icônica curva Raidillon/Eau Rouge lado a lado, sob um temporal histórico, a milímetros um do outro, Rodríguez por dentro e Siffert por fora… Em 1971 Rodríguez venceu a prova, em dupla com Jackie Oliver, com o mesmo 917 KH.
Enquanto preparava essa matéria, lembrei que um dos meus maiores ídolos foi, e continua sendo, Jacky Ickx (além, claro, de Walter Röhrl…), pela capacidade de pilotar qualquer tipo de carro em todos os tipos de terreno sob as mais variadas condições climáticas…
Nascido no dia primeiro de janeiro de 1945, ao completar 75 anos em 2020 recebeu como homenagem uma série limitada de 75 unidades do 911 (992) Carrera 4S Belgian Legend Edition. Pintados em azul escuro, nomeado “X Blue”, com detalhes em branco, tal e qual o capacete do belga, cada unidade do carro era acompanhada por uma réplica desse capacete. Os 75 veículos foram produzidos no início de 2020, apenas para o mercado da Bélgica, um veículo para cada ano de idade de Ickx, e claro, item de coleção para os proprietários.
AB