À primeira vista são as cores inspiradas nos veículos da marca dos anos 1990 que chamam a atenção. Mas os Taycan e Taycan Cross Turismo foram atualizados em muitos outros pontos. Maior conectividade e alcance ampliado estão entre eles. O Porsche Taycan e o Taycan Cross Turismo ano-modelo 2022 chegam ao mercado em setembro.
Como parte do desenvolvimento contínuo da estratégia de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur, o Taycan está agora disponível com pinturas personalizadas em adição às 17 cores de série. Os dois modelos alemães vão receber um conjunto de cores individuais inspiradas nas vistosas cores usadas pelos modelos Porsche dos anos 1990, entre os quais o 964.
A chamada Paint to Sample permite escolher uma das 63 cores adicionais, entre as quais a azul Luar metálica, verde Ácido, vermelho Rubi, azul Riviera e violeta metálica. Já a Paint to Sample Plus oferece liberdade quase total na escolha do tom. Nas fotos está a cor vermelho Ruby Stone, também chamada de Ruby Star (Stern Rubin em alemão), código 82N 9 2, do 964, que tem muitos admiradores.
Equipado desde o seu lançamento com a sexta geração do Gerenciamento de Comunicação Porsche (PCM), o Taycan tem o Android Auto integrado ao PCM, juntando-se ao Apple CarPlay. Assim, as funções e aplicações para celulares podem ser operadas via PCM 6.0 ou pelo comando de voz Google Assistant.
Além do reforço no campo da conectividade, destaque para o assistente de estacionamento remoto, um opcional que permite ao Taycan entrar ou sair de uma vaga sem o motorista, controlado só pelo celular.
Apesar do alcance homologado se manter inalterado, a Porsche afirma que no mundo real ele aumentou. Nos modos Normal e Range, o motor dianteiro elétrico fica praticamente desligado quando em cargas parciais. Além disso, não é transmitida qualquer energia para os eixos quando o veículo está parado ou na função de roda-livre elétrica, que reduz as perdas por arrasto.
A gestão térmica das baterias e as funções de carregamento foram alvo de melhoramentos. A Porsche maximizou o aproveitamento do desperdício de calor dos componentes elétricos para regulação da temperatura da bateria. “O desenvolvimento técnico contínuo dos nossos veículos é parte do DNA da Porsche. A última geração do Taycan impressiona pela integração e conectividade com os celulares, a qual inclui agora Android Auto”, explicou Kevin Giek, vice-presidente da linha Taycan. Ele substituiu a Stefan Weckbach, que agora é o responsável pela linha Cayenne.
AB