• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

A OFICINA DOS SONHOS – PARTE 2

A YUMOS GARAGE TEM UMA GRANDE E COMPROVADA EXPERIÊNCIA EM VEÍCULOS VOLKSWAGEN DE TODOS OS TIPOS. AGORA, VAMOS VER O QUE ELA É CAPAZ DE FAZER COM PORSCHES CLÁSSICOS

Alexander Gromow por Alexander Gromow
30/08/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins, Outros
Foto Yumos Garage

Foto Yumos Garage





Para preparar esta Parte 2 eu visitei a página da Yumos Garage no Instagram e com isto se confirmou a capacidade incrível desta oficina de fazer milagres com veículos Volkswagen de vários tipos e em vários acabamentos, desde em estilo original até customizados com suspensão rebaixada, etc. Eles executam os pedidos de maneira primorosa.

Mas vou dividir o foco desta parte da matéria em três partes. A primeira vai tratar das restaurações e réplicas de Porsches 356, depois virá a inacreditável construção de um Porsche 356B Abarth Carrera GT que foi construído a partir de uma miniatura em escala 1:8! Para concluir, algo realmente único que foi a manufatura de várias unidades de um veículo que originalmente tinha sido construído para a corrida Berlim-Roma, o famoso Tipo 64.

Trazendo de volta do lixo o exotismo de um Porsche clássico

O nome Yumos Garage é familiar para os apaixonados por Porsches clássicos de todo o mundo. Pois esta oficina, localizada em Semarang, Java Central, é reconhecida por sua capacidade de restaurar e criar réplicas de lendários Porsches clássicos, em especial dos tipos 356A, 356B e 356C. Maiores detalhes sobre a localização da Yumos  Garage  podem ser vistos na Parte 1 desta matéria.

Mas para exemplificar o subtítulo que cita trazer clássicos do lixo, aí vai um exemplo que impressiona. Antes disto lembro que na Parte 1 foi explicado que o dono da Yumos Garage, Wahyu Pamungkas, mais conhecido como Yudhi, ganhou por mérito o reconhecimento de sua proficiência pela Câmara de Artesãos de Munique, que lhe concedeu o título de Mestre técnico de veículos automotores [Kfz (Kraftfahrzeug) — Technikermeister].

Wahyu Pamungkas com uma de suas “Dakotas” (Foto: Yumos Garage)

Este fato foi importante para que Yudhi conseguisse a permissão de importação temporária de carros usados em qualquer estado, inclusive como sucata. No entanto, com a condição de que o carro seja reexportado para seu país de origem antes de completar três anos da correspondente importação. Só que uma sucata de Porsche permite a ele a possibilidade de reconstruir um carro ou fornece dados construtivos e peças para os modelos que ele constrói em sua oficina. Um tipo de reciclagem de alto nível.

O exemplo abaixo foi extraído do Instagram da Yumos Garage e mostra uma sucata de 356 que foi importada e chegou em péssimas condições, sendo possível resgatar somente uns 15% de peças. Mas esta sucata de um cupê depois virou um Speedster, que é um modelo conversível.

Abaixo um vídeo (02:09) da chegada ao porto e seu carregamento no caminhão-plataforma rumo à oficina, dá para ver que monobloco já não tinha nenhuma resistência e estava prestes a partir.

YouTube Video

 

Chegando na oficina começou o trabalho de salvar o que era possível resgatar deste monte de sucata:

No vídeo (02:12) abaixo, também retirado do Instagram da Yumos Garage, pode-se ver os trabalhos de construção de réplicas de Porsches 356, que ocorre ao lado de outros 356 sendo restaurados:

YouTube Video

Um exemplo de produto que a Yumos Garage pode fazer está na foto de abertura: uma réplica de Porsche 356. Veja alguns detalhes de seu acabamento:

Vários países já são clientes do Yudhi, como Alemanha, França, Suécia, Japão, Cingapura e Estados Unidos, entre outros. Na verdade, já veio mais de um pedido desses países, o que atesta a aceitação do trabalho da Yumos Garage.

Como podemos ver nos vídeos acima, o início de qualquer dos processos, seja restauração ou construção de uma réplica partem de gabaritos que são ajustados nas medidas de cada carro, como visto na foto abaixo:

Gabarito ajustável para restauração ou construção de réplicas (Foto: Muhammad Ikbal / kumparan)

Segundo Yudhi, a Yumos Garage atualmente é capaz de trabalhar em 14 ou 15 unidades de restauração e produzir réplicas tanto para VW Kombis como para Porsches clássicos.

Com a crescente demanda por réplicas, Yudhi ficou bastante sobrecarregado. Na verdade, no futuro, ele pretende envolver algumas oficinas de parceiros para poder atender esta demanda. “Na verdade, podemos compartilhar certos trabalhos com alguns amigos que compartilham o mesmo estilo e conceito de trabalho comigo. Mas isto ainda controlando por mim, porque restaurar é mais fácil do que fazer um novo e manter o renome é uma obrigação”, disse Yudhi.

Neste meio tempo Yudhi conseguiu reunir uma incrível documentação de fotos de detalhes construtivos de Porsche 356 que servem de referência para os trabalhos em sua oficina. Isto permite que os produtos sejam de excelente fidelidade aos originais.

Para terminar esta parte apresento um vídeo, também do Instagram da Yumos Garage, com detalhes de um Porsche 356 “Outlaw” (fora da lei) que recebeu um acabamento especial com o capô dianteiro e a tampa do motor em alumínio polido:

YouTube Video

Transformando uma miniatura escala 1:8 em uma réplica Porsche 356B Abarth toda em alumínio!

Toda em alumínio a réplica de Um Porsche 356B Abarth (Foto: Yumo’s Garage)

Yudhi aceitou o desafio de um cliente da Alemanha de construir uma réplica de um raro Porsche 356B Abarth Carrera GT com uma estrutura e carroceria de alumínio a partir de uma miniatura diecast em escala 1:8. Ele já tinha uma grande experiência em restaurar e produzir réplicas da VW Kombi, mas teve que aprender a trabalhar com alumínio, em especial o domínio de ferramentas de moldagem deste material, como a roda inglesa, por exemplo.

A internet foi uma grande fonte de informações e Yudhi também se aproveitou da experiência de outros construtores sobre as características do alumínio. Ao contrário das placas de aço galvanizado, as chapas de alumínio são mais dúcteis e flexíveis. Yudhi comentou: “Se ocorre um pequeno erro, é necessário repetir tudo do início, o que torna o desafio maior ainda”.

Na foto abaixo, o tamanho do desafio, a miniatura diecast em escala 1:8 que originou este projeto está sobre o para-lama traseiro esquerdo do carro em construção. Este feito é realmente algo muito diferente:

O modelo, a pequena miniatura, e o resultado da construção da réplica em alumínio tomando corpo. Detalhe para a qualidade de execução das aberturas de ventilação traseiras (Foto: Yumos Garage)

No entanto, a dificuldade de dominar o alumínio tornou-se um investimento para Yudhi; porque o uso potencial desse material é muito maior do que o do aço galvanizado. Além disso, as matérias-primas de alumínio são abundantes na Indonésia.

Algumas fotos dos trabalhos na carroceria deste carro (Fotos: Yumos Garage):

 

Estudando a miniatura em escala 1:8, Yudhi começou a explorar as partes que deveriam ser conformadas de maneira que ficassem o mais próximo possível do original. “É difícil medir a miniatura em escala entre direita e esquerda, as curvas, as inclinações, etc. Não havia como evitar discrepâncias entre o diecast e o veículo em escala 1:1. Em vários pontos devemos ter deslizado alguns milésimos”, explica Yudhi.

Este Porsche 356B Abarth Carrera GT foi construído usando o monobloco de um modelo 356C. Já a carroceria foi conformada 100% em alumínio.

O projeto foi concluído com sucesso em um ano e meio. O resultado, sem dúvida, não decepcionou. Este trabalho também atraiu os holofotes e uma enxurrada de publicações, trazendo mais visibilidade para a Yumos Garage.

O resultado é realmente impressionante (Foto: Yumos Garage)
O trabalho nestas aberturas de ar de arrefecimento na traseira deste carro ficou excelente mesmo (Foto: Yumos Garage)
Detalhe do painel desta reconstrução, cuidado em todos os aspectos (Foto: Yumos Garage)

Com toda a fama que a Yumos Garage conseguiu amealhar, os pretendentes a réplicas terão que enfrentar uma fila de espera que está superando os dois anos.

Construindo réplicas do Tipo 64

O Tipo 64 — que teve três protótipos originalmente construídos para a corrida Berlim-Roma, prevista para o outono de 1939, mas que acabou não se realizando devido ao início da II Guerra Mundial, em 3 de setembro daquele ano. É um veículo aerodinâmico que tinha sido projetado para ganhar aquela competição. A Yumos Garage possui um molde em placas de madeira que permite a conformação da carroceria e construiu várias réplicas.

As réplicas do Tipo 64 foram executadas em alumínio. Na fotocomposição abaixo 80 anos separam o original de sua réplica. A foto do Tipo 64 original foi feita no pátio interno das oficinas de Porsche em Stuttgart.

Fotocomposição da Yumos Garage

Abaixo, o molde em madeira sobre o qual foram rebatidas as chapas de alumínio para conformar a carroceria no formato idêntico ao original:

O molde de madeira com as laterais dianteiras já conformadas em alumínio e um técnico conformando o teto do veículo (Foto: Yumos Garage)

A construção destes protótipos está bem documentada em vídeos que estão no Instagram da Yumos Garage. Eu baixei vários vídeos, alguns foram editados formando capítulos desta interessante fabricação. Os vídeos são falados em indonésio, mas isto não afeta o entendimento, já que as imagens são autoexplicativas.

Vídeo (04:12) da pré-montagem de componentes do chassi e da carroceria para um controle dimensional:

YouTube Video

Vídeo (01:59) mostrando a montagem da carroceria no chassi e o início da montagem final:

YouTube Video

Segue um vídeo mostrando o embarque de duas unidades do Tipo 64 para a Alemanha, uma em acabamento polido lustroso e outra em acabamento acetinado:

YouTube Video

Na foto abaixo pode-se ver a unidade em polido lustroso e o para-lamas dianteiro direito da unidade em acabamento fosco, ambas dentro da Yumos Garage:

Duas unidades do Tipo 64 prontas para o despacho para a Alemanha (Foto: Yumos Garage)

Com isto encerro esta matéria sobre a Yumos Garage e seu dono e artífice de todas estas restaurações, adaptações e fabricações de incríveis réplicas. Uma oficina que já é conhecida em muitos países e que tem condições de transformar sonhos em realidade. Meus parabéns ao Yudhi e à sua equipe.

Para arrematar o assunto, apresento um vídeo (27:17) recente no qual o próprio Yudhi conta um pouco de sua oficina, fala de alguns produtos e apresenta as várias alas que a compõem. O vídeo é falado em indonésio com legendas em inglês:

YouTube Video

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsType 64Wahyu PamungkasYudhiYumos Garage
Próximo
Fotos: Divulgação Stellantis

CITROËN AMI E OPEL ROCKS-E

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17