• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

CITROËN AMI E OPEL ROCKS-E

GÊMEOS UNIVITELINOS OU IDÊNTICOS TÊM A MESMA CARGA GENÉTICA E APARÊNCIA IGUAL, MAS SÃO DOIS INDIVÍDUOS DIFERENTES

identicon por Augusto Botelho
30/08/2021
em AB, ELETROentusiastas, Notícias
Fotos: Divulgação Stellantis

Fotos: Divulgação Stellantis





Os dois microcarros elétricos do Grupo Stellantis, o Citroën Ami e o Opel Rocks-e (foto de abertura), são uma nova solução em termos de mobilidade urbana sustentável. São 100% elétricos, ultracompactos, medindo apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura. Concebidos para apenas dois ocupantes, têm diâmetro de giro de apenas 7,20 m, o que permite manobras em ruas estreitas ou lugares apertados.

O Ami original teve duas gerações, “6” e “8”, produzidas entre 1961 e 1978. Aqui um sedã “6” de 1968

Destinam-se à utilização urbana, e têm algumas soluções muito bem boladas. O acesso é facilitado por portas com abertura em direções opostas, a do lado direito com as dobradiças na posição convencional, enquanto a da esquerda tem a dobradiça na parte traseira.

Versão alemã tem visual mais esportivo
Citroën Ami, com as janelas com abertura em compasso

É a famosa porta-suicida, aqui no Brasil utilizada nos primeiros DKW-Vemag, anteriores a 1963. Como curiosidade, aqui no nosso País esses veículos logo ganharam o apelido jocoso de “Deixavê”, por causa da “exposição” das mulheres usando saias ou vestidos ao entrar e sair do carro…

Opel Rocks-e tem teto diferente no final, acima do vidro traseiro
O Ami é simpático, inegavelmente

Voltando aos microcarros, eles têm grandes superfícies envidraçadas e as janelas das portas têm abertura em compasso, como no icônico Citroën 2CV. O banco do motorista é ajustável em distância, mas o do passageiro é fixo. No interior, no centro do painel está um local destinado ao celular, com conexão USB, para ligação ao aplicativo que mostra informações sobre alcance, estado da carga e tempo restante para uma recarga a 100%, bem como a localização de postos de carregamento públicos nas proximidades.

Suporte para celular e conexão USB, aqui no modelo da Opel
Painel da versão francesa, racionalidade ao máximo

As rodas têm 14 polegadas de diâmetro e ficam bem nas extremidades do veículo. A velocidade máxima é de 45 km/h, com potência de 8 cv e alcance de 75 quilômetros. Podem ser recarregados em uma tomada elétrica doméstica, ou usando o adaptador fornecido com o carro, nos postos de recarga.

O interior do Rocks-e mostra o minimalismo

O Opel Rocks-e estará disponível inicialmente no mercado alemão no final deste ano e em outros países provavelmente durante o ano de 2022. Quanto ao Citroën Ami, já está em comercialização na França e deve chegar em outros países ainda neste ano.

Além da versão para dois ocupantes, existe a opção de maior espaço para cargas, destinada a profissionais ou particulares com necessidade de transportar volumes com pouco mais de 400 litros e com até 140 kg de massa, em que a área do passageiro é convertida num espaço de cargas.

AB







Próximo
Fotos: Divulgação Porsche AG, Bentley Motors Limited, Mazda Motor Corporation e Climeworks

COMBUSTÍVEIS SINTÉTICOS EM DESENVOLVIMENTO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17