• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AB

COMBUSTÍVEIS SINTÉTICOS EM DESENVOLVIMENTO

SERIAM ELES A SALVAÇÃO DOS MOTORES A COMBUSTÃO?

identicon por Augusto Botelho
31/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Porsche AG, Bentley Motors Limited, Mazda Motor Corporation e Climeworks

Fotos: Divulgação Porsche AG, Bentley Motors Limited, Mazda Motor Corporation e Climeworks







Panaceia: qualquer coisa na qual se acredita que possa remediar vários ou todos os males. Quando toda a indústria e a comunidade científica se referem à energia elétrica como uma panaceia, a solução única dos alegados e pretensos males causados pelo automóvel, algumas vozes mais clarividentes apontam outras soluções para salvar os motores a combustão de serem demonizados. Graças a Deus ainda restam essas pessoas na Terra…

A utilização das energias renováveis para a produção de hidrogênio verde é uma grande contribuição para a neutralidade carbônica dos combustíveis sintéticos. Segundos vários especialistas e algumas marcas, como a Bentley e a Porsche, esta é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. A marca do Reino Unido vai se juntar à marca de Stuttgart para as pesquisas. A Mazda também desenvolve seus testes com esse combustível.

Os combustíveis sintéticos podem ser o caminho para a continuidade da existência dos motores a combustão, devido à sua neutralidade carbônica. Esse assunto foi tratado aqui no AE em duas ocasiões, a primeira e a segunda .

Porsche 911 GT3 Cup testando a gasolina sintética

O desenvolvimento dos combustíveis sintéticos poderá manter em circulação todos os carros que usam motores a combustão, inclusive os do ciclo Diesel. Mas como isso será viabilizado? A ciência que está por detrás destes combustíveis é muito simples. Trata-se de utilizar o recurso natural mais abundante no planeta, o hidrogênio, de uma maneira bem mais sustentável do que extrair o petróleo dos poços.

Além disso, todo o processo pode ser neutro do ponto de vista carbônico, usando se possível a energia renovável como a solar fotovoltaica ou a eólica. A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Bentley Continental GT Speed, a marca investe nos combustíveis sintéticos

O método visa misturar os átomos de hidrogênio obtido pelo processo citado, com o dióxido de carbono (CO2) capturado, para criar um combustível chamado e-metanol. Posteriormente converte-se o e-metanol em e-gasolina, e-diesel ou e-querosene para aviões. A Climeworks (foto de abertura) é uma empresa suíça especializada em tecnologia de captura de ar com CO2.

Os e-fuels constituem-se assim numa fonte de combustível com uma redução muito significativa de emissões. Há quem ache que o impacto ambiental desta solução é menor que o impacto da atual produção de baterias, no que diz respeito à extração das matérias-primas necessárias para a sua construção. Sem falar no seu futuro descarte…

Os combustíveis sintéticos são uma forma inteligente de descarbonizar o planeta. Utilizam hidrogênio e CO2, que pode ser capturado para esse fim. Por ser um combustível artificial, não tem subprodutos, como acontece com a refinação do petróleo para obter gasolina e diesel. Sendo assim, é bastante mais limpo, podendo chegar a uma redução de CO2 da ordem dos 85 por cento.

Parque eólico ajuda a zerar emissões

O envolvimento da Porsche e ao que tudo indica, da Bentley, está num dos projetos mais ambiciosos. É na Siemens Haru Oni, cuja fábrica de e-fuel no Chile tem tido investidores de peso, como a Porsche, que investiu na sua construção e desenvolvimento € 20 milhões.

A Siemens Energy está desenvolvendo e implementando a primeira usina integrada e comercial em grande escala do mundo para a produção de combustível ecológico e neutro para o clima. É o projeto Haru Oni (projeto piloto HIF), que está aproveitando os ventos fortes e constantes em Magalhães, região mais ao sul do Chile.

A Mazda faz parte da eFuel Alliance

Segundo a marca alemã, este é um caminho que não deve ser descuidado, graças ao seu potencial. O Porsche 911 GT3 Cup é um dos automóveis de competição que utiliza gasolina sintética, como um banco de ensaio para outras aplicações. A sua utilização não necessita de grandes adaptações nos atuais motores a combustão, mesmo os mais antigos.

Segundo as estimativas, a produção anual de 550 milhões de litros de e-fuel será o suficiente para manter mais de um milhão de automóveis com motores a combustão circulando durante um ano. No momento em que a mobilidade sustentável parece restrita à tirania obsessiva pelo automóvel elétrico, esta não deixa de ser uma ideia reconfortante e alentadora.

AB





Anterior

CITROËN AMI E OPEL ROCKS-E

Próximo

MERCEDES-AMG GT73e CUPÊ DE QUATRO PORTAS HÍBRIDO RECARREGÁVEL

identicon

Augusto Botelho

Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte, com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4x4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Próximo
Fotos: Divulgação Mercedes-AMG

MERCEDES-AMG GT73e CUPÊ DE QUATRO PORTAS HÍBRIDO RECARREGÁVEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In