• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AG

A OFICINA DOS SONHOS – PARTE 1

VOCÊ QUER COMPRAR UMA KOMBI T1 ZERO-QUILÔMETRO OU UMA RÉPLICA FIEL DE UM PORSCHE CLÁSSICO? SEM PROBLEMAS! A OFICINA YUMOS DA INDONÉSIA ATENDE O SEU DESEJO.

Alexander Gromow por Alexander Gromow
23/08/2021
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação





A Kombi da foto de abertura certamente chama a atenção de todos e foi para isto mesmo que ela foi construída, mas ela é só uma parte desta história. Vamos conhecer como isto tudo começou e atingiu um status reconhecido internacionalmente. Vamos tratar deste assunto em duas partes, as Kombis, depois os Porsches.

A oficina Yumos pertence ao engenheiro Wahyu Pamungkas (que está ao volante da Kombi da foto de abertura) e fica na cidade de Semarang, na Ilha de Java, na Indonésia. No mapa abaixo marquei a localização da oficina na Ilha de Java (onde fica a capital Jacarta). A Indonésia é formada por várias ilhas e eu coloquei um globo terrestre no canto esquerdo inferior deste mapa, destacando a Indonésia em verde, com uma flecha indicando a Ilha de Java.

Localização da cidade de Semarang onde fica a oficina Yumos (Fonte: Google Maps + Wikipedia)

Na Indonésia a VW Kombi é curiosamente chamada de VW Dakota, talvez por sua praticidade, fazendo um paralelo com a denominação da versão militar do DC-3, o C-47, que na Royal Air Force, era igualmente chamado de Dakota.

Funcionário da Yumos trabalha na restauração de uma VW Dakota (Foto: Ikbal Muhammad)

Quando esta reportagem foi feita a maioria dos trabalhadores estava concentrada na produção de três réplicas perfeitas da VW Kombi e na restauração de três Porsches 356. A “Yumos Garage” é de fato especializada em restaurar e produzir modelos clássicos Porsche e Volkswagen e o tem feito com muito sucesso.

Uma réplica do VW Dakota, a saia e blusa turquesa de branco, está entrando na fase de acabamento (Foto: Ikbal Muhammad)

A Yumos Garage é familiar para os aficionados de carros clássicos na Indonésia. E, graças à gestão competente do Wahyu Pamungkas — conhecido por Yudhi, esta oficina localizada na cidade de Semarang na Indonésia já alcançou um renome internacional.

Yudhi pode ser considerado o único especialista em restauração do VW Dakota da Indonésia — agora também entrando no campo das restaurações e produção de réplicas de boa qualidade de Porsche 356 e do Tipo 64 — três protótipos originalmente construído para a corrida Berlin-Roma, prevista para o outono de 1939, que acabou não se realizando devido ao início da II Guerra Mundial. em 3 de setembro daquele ano. Vou falar dos Porsches na Parte 2 da matéria.

Um feito importante da carreira do Yudhi foi que ele conseguiu o certificado de Mestre concedido pela Handwerkskammer Münschen, Câmara de Artesãos de Munique. De posse deste certificado ele conseguiu junto às autoridades indonésias uma permissão especial para a importação de carros para que fossem restaurados e devolvidos num intervalo máximo de três anos ao seu país de origem.

Certificado da Câmara de Artesãos de Munique, Alemanha (Foto: Muhammad Ikbal / kumparan)

Yudhi, que nasceu em Blora há 49 anos, não esperava que sua oficina fosse ficar tão grande. Inicialmente, ele abriu oficinas para a restauração de todos os tipos de carros, embora, na verdade, a maioria deles fosse da marca Volkswagen. Contando inicialmente com apenas quatro funcionários, a Yumos Garage já cresceu e emprega 37 hoje.

Nesta foto uma parte da equipe da Yumos Garage; na foto os endereços das mídias da Yumos (Foto: Site da Yumos)

A oficina agora conta com um galpão para a produção de painéis que abrange uma área de 1.000 m². Enquanto a outra área de 1.700 m² é para montagem, pintura, acabamento.

Réplica de VW Dakota, no caso de um modelo Samba Bus, por Yumos Garage (Foto: divulgação)

A uma certa altura, o Yudhi tinha uma Kombi T1 e apareceu alguém querendo comprá-la, mas ao invés de vender a original Yudhi ofereceu uma réplica. Com base na original foram confeccionados dez conjuntos completos de chapas que compõem uma Kombi, e foi isto que deu origem à construção destas réplicas. Num trabalho iniciado há 14 anos já são contabilizadas 170 réplicas fornecidas a clientes satisfeitos tanto na Indonésia, quanto para a Europa, Estados Unidos e Ásia.

No showroom da Yumus várias Kombis “by Yumus” (Foto: Ikbal Muhammad)

Houve uma série de encomendas do Japão, pois lá houve a moda de food trucks, as conhecidas lanchonetes volantes,  baseados na T1 e Yudhi comentou que foi até um serviço mais simples pois não foi necessário um cuidado muito grande com pequenos detalhes e acessórios.

Yudhi, que abriu a oficina em 1998, e acabou focando-se na VW Dakota em 2010; depois ocorreu a abertura para os Porsches.

Com a participação em mídias sociais a oficina passou a ser mais conhecida e foi possível oferecer seus produtos em fóruns on-line, Facebook e Instagram.

Yudhi comentou: “Finalmente, graças a Deus, a partir daí, as pessoas começaram a conhecer muito sobre as nossas réplicas de Dakota, e, finalmente, começaram a chegar mensagens da Europa, Estados Unidos e Ásia; e aí mais pedidos começaram a entrar”.

Versão Motorhome que é fornecida com todo o acabamento interno (Foto: divulgação)

Estudos de criatividade

Yudhi participou de várias edições do concurso de criatividade automobilística patrocinado pela marca indonésia de cigarros “Djarum 76”, nos quais ele apresentou algumas de suas criações. Ele foi premiado várias vezes. Procurei dois exemplos de suas criações no Instagram da Yumos para dar uma ideia do que ele é capaz, como podemos ver abaixo:

Primeiro uma Kombi T1 encurtada e com duas frentes, feita a partir de uma Kombi brasileira, com um resultado, no mínimo, intrigante. Este trabalho levou seis meses; foi a vencedora do ano:

 

Agora um exemplo baseado numa T2 com um enxerto de Fusca no teto. Tratou-se de uma Kombi tipo food truck sofisticado, com esmerado acabamento interno e abertura dos dois lados com toldos também dos dois lados; também foi a vencedora do ano:

 

Estes concursos foram encerrados em 2011 para a tristeza de Yudhi. Mais exemplos podem ser vistos nas mídias sociais da Yumus. Eu apresentei estes exemplos para preparar o capítulo seguinte que foi mais um desafio bem-humorado de Yudhi, mas que é um de muitos carros “diferentes” que ele fez.

Uma Kombi muito espichada

A Kombi que vamos descrever abaixo segue uma linhagem de Kombis “espichadas”. Em 2009, Yudhi já tinha construído uma Kombi de 6,9 metros de comprimento que acabou sendo vendida para um australiano, mas esta ousadia não foi o suficiente. Daí Yudhi partiu para um projeto de 7,25 metros que foi inscrita no Livro Guinness como a mais longa Kombi (assim como ele tem o recorde da Kombi mais curta com um pouco mais de três metros de comprimento).

A Kombi espichada vista de lado no showroom da Yumus (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)

Tudo foi feito com todo o cuidado baseado na longa experiência colhida com as mais diferentes modificações em Kombis, ora encurtando, ora as espichando! Abaixo algumas fotos do trabalho estrutural para a construção desta Kombi (Fotos do site sixmania.fr):

Com o significativo aumento de peso o motor 1.500-cm³ foi substituído por um de 2.000 cm³. Nesta mega-Kombi cabem 20 pessoas!

Uma equipe de 30 pessoas trabalhou nesta transformação que custou por volta de € 23.000. O seu interior é luxuoso, estofamento de couro de cor creme e oferece três pequenos bares de bebidas. Esta Kombi possui um grande teto solar, os para-brisas basculam para cima para melhorar a ventilação e as janelas laterais são basculantes. Um potente equipamento de som foi instalado na Kombi.

Detalhe do teto solar desta Kombi espichada (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)
Foto do grande interior da Kombi, detalhando o acabamento interno (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)
Motor de 2.000 cm³ num ambiente muito bem-acabado e mantido limpinho até com uma vassourinha da cor da Kombi (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)
Painel da Kombi com o volante do lado direito, conforme padrão na Indonésia. Detalhe para a bonequinha de molas havaiana de base magnética apoiada na tampa do cinzeiro, um detalhe de época (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)
O Yudhi e sua esposa fazendo pose. Detalhe para os para-brisas estilo safári, basculantes (Foto: WF Siharidan/Barcot Media)

Além de espichar Kombis, Yudhi faz muitas coisas com veículos Volkswagen, como réplicas de Kombi Westfalia e um furgãozinho Fusca, como mostra a foto abaixo:

O Yudhi mostrando que ganhou mais um troféu em uma exposição (Foto: divulgação)

A diversidade criativa dos veículos que Yudhi realizou até agora é muito grande, mostrei só uma parte. Mas na Parte 2 vou tratar de outra faceta do trabalho da Yumus, que são as restaurações (algumas que parecem ser impossíveis) e a produção de réplicas de veículos Porsche, um capítulo à parte.

AG

Além do material do acervo do autor, foram pesquisados os seguintes sites: kumparan.com ; sixmania.fr ; dailymail.co.uk ; wikipedia.com.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsFuscaVWVW DakotaVW KombiWahyu PamungkasYudhiYumos Garage
Próximo
Foto e vídeo: autor  / Edição de vídeo: Márcio Salvo

DICAS DE USADOS, A NOVA SEÇÃO DO AE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17