Após o encerramento do IAA Mobility 2021, salão realizado em Munique, Alemanha, a Robert Bosch GmbH divulga o balanço de sua participação. As vendas com eletromobilidade superaram a cifra de um bilhão de euros, enquanto os negócios na área de assistência ao condutor cresceram 40%.
O executivo-chefe da marca, Volkmar Denner, declarou: “A eletromobilidade se tornará o nosso principal negócio e a mobilidade livre de CO2 é uma área com grande potencial de crescimento”. Para a empresa, até 2035 existe a expectativa de que 60% dos novos veículos registrados no mundo sejam elétricos. Carros se comunicando via software já é uma realidade em desenvolvimento (foto de abertura).
No que se refere a eletromobilidade, as opções variam de e-bikes a módulos de e-axle pré-integrados, uma solução compacta para sistemas híbridos e elétricos. A empresa divulga que está crescendo duas vezes mais rápido nesse segmento. Até 2025, a expectativa é crescer cinco vezes mais. Sistemas de direção elétrica e outros componentes afins estão sendo alvo de investimentos da ordem 700 milhões de euros.
Essas áreas em pleno desenvolvimento também incluem tecnologias de assistência ao condutor, que são a base para todos os níveis de direção autônoma. Mesmo diante de um ambiente mercadológico desafiador marcado pela Covid-19, pela falta de chips e pela rápida transformação da mobilidade, o faturamento na área de Soluções para Mobilidade crescerá 10% este ano. “A Bosch é uma líder em tecnologia e isso significa sucesso nos negócios”, afirmou Volkmar Denner.
As e-bikes são um caso à parte. Desenvolvidas tanto para lazer quanto para mobilidade urbana, fazem parte do programa de eletromobilidade da marca. Além da bicicleta em si, também foi projetado o novo aplicativo Bosch eBike Flow, para facilitar percursos mais longos e atividades de lazer.
Um novo cabo de carregamento flexível para veículos elétricos com controle integrado e tecnologia de segurança, bem como adaptadores para plugues tipo 2 e domésticos foi apresentado. A direção autônoma está em pleno desenvolvimento, com projetos-piloto nas áreas de estacionamento autônomo, na Alemanha e nos Estados Unidos.
Desde abril deste ano, os modelos da Mercedes-Benz com o assistente de voz MBUX passaram a ser um centro de comando para aplicações de casa inteligente da Bosch. A partir do assento do motorista, um comando de voz é o suficiente para entrar em contato com a residência, para desligar as luzes, abrir as cortinas ou mesmo controlar o aquecimento. Além disso, uma parceria com a Yale criou um sistema de travas inteligentes, que vem se juntar ao monitoramento externo da residência.
AB