• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

COMEMORAÇÕES ESTRANHAS, FOLCLÓRICAS, DIVERTIDAS – PARTE III (FINAL!)

identicon por Nora Gonzalez
15/09/2021
em NG, Visão Feminina
Foto: racefans.net

Foto: racefans.net







Caros leitores, quem me conhece sabe que tenho fama de falar muito — não totalmente inverídica, diga-se. Tenho um querido amigo que sempre diz isso e, não raro, entre gargalhadas e carinhosamente, me diz coisas como: “Norinha, fica quieta!”. Prontamente, meu marido sempre diz algo no estilo: “Se eu não consegui isso em décadas que estamos juntos, você acha que vai conseguir? Bem, boa sorte…”. Já combinaram, inclusive numa noite que ele vinha em casa jantar com a esposa: levo o vinho e o silvertape. E eu, sem ninguém para me defender… snif, snif.

Quando escrevo sobre um assunto do qual gosto é a mesma coisa. Quando comecei minha coluna sobre comemorações simpáticas ou diferentes nos pódios na Fórmula 1 (foto de abertura) não fazia ideia de que, tal qual a bolha assassina do filme de terror, o assunto acabaria por me engolfar completamente.

Fiz a parte I, mas logo percebi que seria necessária uma parte II. Mas então recebi comentários de leitores que diziam que eu havia deixado de fora alguma comemoração. Assim, tal qual filme de zumbi, fez-se (eis minha ênclise da semana, modestíssima) evidente que haveria uma parte III. Mas prometo que esta será a última da série e já peço desculpas por momentos que tenham sido omitidos desta série.

Então, vamos a derradeira coluna sobre o assunto, já abordado aqui e aqui.

China 2008

Troféu quebrou ainda no pódio (Foto: motor1.com)

Esta é para alimentar o preconceito contra a qualidade dos produtos chineses. Quando Lewis Hamilton ganhou o GP de Xangai de 2008, ainda no pódio soltou-se o fundo da taça. A cena foi tão hilariante que até o geralmente blasé e até mesmo alheio a tudo Kimi Räikkönen caiu na gargalhada.

EUA 2005 (Indianápolis)

Esta foi uma das corridas de Fórmula 1 mais polêmicas — de uma longa série, diga-se. Depois que as equipes da Bridgestone e da Michelin não chegaram a um acordo, a prova acabou sendo realizada com apenas seis pilotos — um par de Ferraris dando voltas em todos os outros (quatro) carros. Tempos depois, o caso ficou conhecido como  “Tyregate” (tyre= pneu) que deu início à saída da Michelin do esporte. O público vaiou e atirou garrafas de cerveja. Com esse clima, não havia como o pódio ser muito diferente. Lá estavam a dupla de Ferrari (Schumacher e Barrichello) com ar severo e o português Tiago Monteiro, radiante, da Jordan. O clima era tão pesado que o hino nacional italiano foi inexplicavelmente interrompido, mas as vaias continuaram. A equipe Ferrari saiu sem estourar o champanhe, deixando o solitário Tiago no pódio, para felicidade da Jordan. Foi seu único pódio na carreira. Assista ao vídeo:

 

Brasil 1982

Calor e exaustão derrubaram o campeão (Foto: motorsport1.xom)

Uma das imagens mais marcantes da categoria e de quanto ela exige (talvez exigia fosse mais apropriado) dos pilotos. Um dos motivos pelos quais eu os considero atletas. Nélson Piquet, sob um sol escaldante e uma prova exaustiva, desmaia no pódio. E aqui vai um parêntese: outra belíssima imagem para mim é a de Nigel Mansell descendo do carro e empurrando seu Lotus para tentar cruzar a linha de chegada no circuito de Dallas, em 1984. Ele não conseguiu, desmaiou e mesmo que tivesse chegado não valeria pois o regulamento não permitiria – mas ficou a marca da vontade de chegar. E, como todos sabem, eu adorava odiar o Mansell porque ele disputava com meu ídolo Nélson Piquet. Mas é uma das mais lindas imagens de Fórmula 1 de que me lembro — embora tenha que consultar quem foi que venceu aquela prova: Keke Rosberg.

Brasil 1981

 

A ordem de trocar posições foi ignorada (Foto: torcedores.com)

Carlos Reutemann liderava a corrida com seu Williams e seu companheiro de equipe, o australiano Alan Jones, vinha em segundo. Frank Williams ordena a troca de posições e os mecânicos exibem claríssimamente a placa “JONES –REUT”. Mas o argentino ignora o pedido e vence a prova. Jones, furioso, se recusa a subir no pódio. A prova terminou com Riccardo Patrese em terceiro lugar. No final do ano, o campeão foi Nélson Piquet, com Reutemann em segundo lugar e Alan Jones em terceiro.

Áustria 1987

Na verdade, a trapalhada, lembrada pelo leitor Eduardo, aconteceu no meio do caminho, antes de chegar ao pódio. Mas vale a lembrança. Nigel Mansell venceu a corrida, mas, distraído enquanto dava tchauzinho para os fãs, acabou batendo a cabeça numa viga de ferro. O mais cômico foi a entrevista posterior —  com uma bolsa de gelo na cabeça. Assista ao vídeo:

México 2019

“Selfie” inconveniente (Foto: racefans.net)

Pessoalmente, gosto dos troféus na forma de taça, clássicos. Mas há muitos realmente bonitos. Bem, não foi o que Sebastian Vettel achou quando lhe entregaram o prêmio pelo segundo lugar. “Você faz uma corrida tão boa e todos se esforçam tanto… e então você recebe esses troféus porcarias, totalmente sem graça. Isso é muito chato”. Mas o alemão reclamou também de outra novidade, um sujeito vestido com trajes típicos mexicanos e com capacete que subiu ao pódio durante a entrega de prêmios. “Não gostei do cara fazendo selfie, tentando entrar na foto, então eu o empurrei para fora. Não sou um fã de selfies”.  Provavelmente ninguém mais gostou, pois a Liberty Media acabou com essa ideia, instituída por ela mesma.

Brasil 2007

 

Governador não reconheceu Massa (Foto: wordpress.com)

OK que apenas alguns brasileiros fãs de Fórmula 1 devem ter notado, mas na hora de entregar os troféus, o então governador de São Paulo José Serra confundiu Felipe Massa (segundo colocado) com Fernando Alonso (terceiro lugar). Como os dois falam português, fico imaginando como foi o “ops, eu sou o brasileiro que terminou em segundo”.

Europa 2007

Schumacher no pódio, mas sem receber troféu (Foto: motorsport.iuol.com)

A corrida aconteceu no circuito de Nürburgring e foi palco de uma cena marcante. Michael Schumacher subiu ao pódio. OK, nada a estranhar para quem fez isso 155 vezes em toda a carreira. Mas desta vez não havia corrido, pois estava aposentado. Ele subiu ao pódio apenas para entregar o prêmio a Fernando Alonso. O segundo lugar ficou com Felipe Massa e o terceiro com Mark Webber.

Brasil 1989

Prêmio cortou a mão de Mansell (Foto: formula1.xom)

Se os prêmios chineses deixaram a desejar quanto à qualidade, o brasileiro de 1989 também fez feio. O inglês Nigel Mansell venceu a prova em Jacarepaguá com seu Ferrari, mas, na hora de levantar a taça, acabou cortando o dedo. Será que isso foi mandinga de algum piquesista?

Mudando de assunto: faz tempo que algo me incomoda. Não tenho nada contra assistentes de vários tipos, para todo tipo de pessoa, mas me perturba ver Lewis Hamilton com a Angela Cullen, correndo atrás dele pateticamente. Na Bélgica ela foi levar a ele o patinete e, enquanto o piloto se dirigia ao boxe nessa geringonça, a coitada corria atrás dele, a pé, carregando um zilhão de coisas. Quando ele trocou de casaco (levado, adivinhem por quem?) simplesmente o jogou em cima dela como se a coitada fosse um cabide ou apenas uma montanha de roupa. Há mais de 20 outros pilotos no grid da F-1 e nenhum deles, nenhum, tem alguém assim. Cada um consegue carregar o próprio capacete, inclusive. Pronto, falei.

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva reponsabilidade de sua autora.





Anterior

BOSCH NO IAA MOBILITY 2021, RESUMO DA PARTICIPAÇÃO

Próximo

SUBARU WRX CONTINUA COM O TRADICIONAL MOTOR DE CILINDROS CONTRAPOSTOS

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Fotos: Divulgação Subaru

SUBARU WRX CONTINUA COM O TRADICIONAL MOTOR DE CILINDROS CONTRAPOSTOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação

RINGBROTHERS PROPÕE ATUALIZAÇÃO PARA O FORD MUSTANG 1964

10/08/2022
Margaret Wilcox (Foto:  drive,com,au)

(MAIS) MULHERES QUE MERECEM PALMAS

09/08/2022
Fotos: divulgação

NOVO TOYOTA YARIS TEM MAIS TECNOLOGIA E VERSÃO HÍBRIDA

10/08/2022
Polo GTS - Fotos: divulgação

VW POLO 2023 TERÁ FARÓIS DE LEDS E GTS GANHA IQ. LIGHT

09/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In