Enquanto aguardamos a chegada do novo Chevrolet Spin que só deve aparecer como modelo 2023, tive a oportunidade de avaliar este modelo 2021 para relembrar um projeto desenvolvido pela engenharia de produtos da GM do Brasil, entre 2009 e 2012. Nesta época eu era responsável pela área de suspensão, direção e estruturas na engenharia de chassi em São Caetano do Sul, SP, e muitos componentes vistos na análise técnica do elevador, me fez lembrar as dificuldades vividas naquele período para atingir os objetivos de desempenho, peso e custo das peças.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Joaquim Egídio em Campinas, SP:
Motorização conhecida
O motor família 1 de 1,8-l com aspiração atmosférica é o mesmo utilizado nessa plataforma desde seu lançamento em 2012. Teve atualizações de componentes internos para melhorar consumo e atender os objetivos do programa Inovar-Auto, mas na sua essência é o mesmo do utilizado no Corsa de 2002 e foi o primeiro flex (Flexpower) da marca, em 2003.
Bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio de 8 válvulas com o comando acionado por correia dentada. O sistema de injeção multiponto é no duto, e a ignição já apresenta a modernidade das bobinas individualizadas para cada cilindro, portanto sem distribuidor. Para partidas a frio em temperatura ambiente abaixo de 18 graus Celsius quando abastecido com álcool, ainda utiliza a injeção de gasolina e o essencial reservatório..
São 106/111 cv a 5.200 rpm de potência máxima e 16,8/17,7 m·kgf a 2.600 rpm de torque máximo que acoplado por conversor de torque ao câmbio automático GF6 de 6 marcha permite acelerar de 0~100 km/h em 10,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 173 km/h. Mais importante do que o desempenho que satisfaz para esse tipo de veículo, é o seu comportamento dinâmico e a dirigibilidade. Nota-se que o conjunto está muito bem acertado, sem oscilações ou hesitações em acelerações, resultado de anos de utilização do mesmo conjunto e que foi sendo aprimorado a cada ano-modelo.
O Chevrolet Spin é um dos modelos remanescentes da marca que ainda oferece câmbio manual, mesmo na versão Premier que é a topo de linha, opção cada vez mais rara, conforme coluna do Bob Sharp desta semana.
Espaço para 7 ocupantes
A existência da terceira fileira de bancos permite acomodar sete passageiros, motorista incluído, em um veículo com 2.620 mm de distância entre eixos, mesma dimensão do finado Chevrolet Cobalt. Porém somente com a implementação da segunda fileira com ajuste longitudinal em 2019 foi possível propiciar maior conforto para os dois passageiros da terceira fileira. Com o ajuste dos bancos dianteiros e da segunda fileira, a distribuição de espaço fica mais democrática.
O acesso à terceira fila é feito preferencialmente pelo lado direito, onde o rebatimento da segunda fileira na proporção 60:40 facilita a entrada/saída por escamotear também o assento, após o rebatimento do encosto.
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Sentado na terceira fileira há espaço suficiente para a cabeça e boa visibilidade frontal e lateral, porém a elevação do assoalho não permite bom apoio das coxas de pessoas com estatura superior a 1,60 m. E essa fileira de banco não tem estrutura para fixação de banco infantil, ficando limitado a duas posições com engates Isofix na segunda fileira — um prejuízo para as famílias com três ou mais filhos que precisem acomodar mais do que dois bancos para crianças.
O revestimento dos bancos em tecido sintético que imita couro é bem feito e tem boa suavidade ao toque, como também boa aparência. O conforto dos bancos dianteiros é muito bom, faltando apenas uma pouco mais de suporte lateral para o corpo. O ajuste de altura do banco do motorista, combinado com ajuste apenas de altura do volante, permite boa posição de dirigir, facilitada ainda pelo apoio do pé esquerdo.
Exterior melhorado
O Chevrolet Spin recebeu muitas críticas quanto a sua aparência desde seu lançamento, sendo apelidado de “capivara” devido ao desenho do capô e grade. Mesmo com essa aparência contraditória sempre foi um carro muito benquisto no mercado por famílias, empresas e, principalmente, por taxistas de aeroporto, e lidera as vendas no subsegmento de minivans compactos.
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Na remodelação de 2019 a dianteira e a traseira do carro ficaram mais simpáticas, e as linhas horizontais deram um aspecto mais neutro, espichando a largura do veículo. A silhueta geral do veículo não mudou, assim como suas dimensões principais.
O veículo é generoso na área envidraçada permitindo boa visibilidade em todas as direções, e o bom ângulo de abertura das portas e suas dimensões não exageradas permitem fácil acesso e saída do veículo, mesmo quando estacionado em vagas mais apertadas. Talvez a disponibilidade de teto solar panorâmico deixasse o Spin um pouco mais atraente. Quem sabe na próxima versão venha com essa novidade.
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Dinâmica veicular
De nada adianta um veículo com espaço suficiente para sete ocupantes se não tiver a suspensão bem acertada para dar o conforto necessário. A suspensão traseira não pode ser muito macia e também não pode ser muito dura, pois em qualquer extremo o conforto dos passageiros da terceira fileira estará comprometido. O equilíbrio da calibração da constante elástica da mola, com cargas de amortecimento e curva de absorção do batente de compressão foram desafios muito grandes a serem vencidos nesse projeto.
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A maior carga sobre o eixo traseiro e o centro de gravidade mais alto do veículo exigiram muito trabalho dos engenheiros para desenvolver e aprovar o eixo de torção na traseira que agrega a barra antirrolagem.
No eixo dianteiro utiliza o conceito da plataforma GSV – Global Small Vehicle (Veículo Compacto Global) com subchassi e suspensão do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem.
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A calibração final da suspensão ficou bem equilibrada com baixa aspereza de rodagem, ajudada pelos pneus 205/60R16 Bridgestone Ecopia EP 150. A movimentação do eixo dianteiro é mais contida enquanto que na traseira permitiu-se uma maior amplitude, dando a sensação de conforto necessário a esse tipo de aplicação.
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Conclusão
O Chevrolet Spin é um veículo que atende bem ao seu propósito de utilização, ficando longe de ser um suve com características esportivas, muito menos para todo terreno. Em qualquer tipo de utilização, seja familiar, corporativa ou para transporte, é bem visto pelo mercado.
Na nova geração, que deve chegar em breve espera-se uma renovação bem equilibrada pois a GM precisa manter o Spin dentro de um patamar de custos e preço final ao consumidor que não fuja muito do praticado atualmente. Afinal, os consumidores deste tipo de veículo buscam espaço, conforto e principalmente preço.
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A linha atual do Chevrolet Spin, todos com motor 1,8-l flex, tem os seguintes preços públicos no site da marca para veículos vendidos no estado de São Paulo onde o ICMS é cerca de 5% acima de outros estados do país:
Spin LS 5 lugares câmbio manual de 6 marchas – R$ 89.690
Spin LS 5 lugares câmbio automático de 6 marchas – R$ 95.050
Spin LT 5 lugares câmbio manual de 6 marchas – R$ 95.500
Spin Premier 7 lugares câmbio manual de 6 marchas – R$ 109.850
Spin Premier 7 lugares câmbio automático de 6 marchas – R$ 114.950 (modelo testado)
Spin Activ 5 lugares câmbio automático de 6 marchas – R$ 112.790
Spin Activ 7 lugares câmbio automático de 6 marchas – R$ 117.250
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos após a galeria de fotos adicionais:
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(Atualizada em 16/09/21 às 11h00, correção da rotação de corte de 6.000 para 6.300 rpm)
FICHA TÉCNICA CHEVROLET SPIN PREMIER | |
MOTOR | |
Designação do motor | FAMILIA 1 – SPE/4 ECO Sistema |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 2 válvulas por cilindro, injeção no duto, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.796 |
Diâmetro e curso (mm) | 80,5 x 88,2 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm) | 106/111 / 5.200 |
Torque (m·kgf/rpm) | 16,8/17,7 / 2.600 |
Corte de rotação (rpm) | 6.300 |
Comprimento da biela (mm) | 129,75 |
Relação r/l | 0,34 |
CÂMBIO | |
Tipo | Transeixo com câmbio automático epicíclico de 6 marchas e uma à ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,449:1; 2ª 2,908:1; 3ª 1,893:1; 4ª 1,446:1; 5ª 1:1; 6ª 0,742:1; Ré 2,871:1 |
Relação de diferencial (:1) | 3,37 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,9 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/256 |
Traseiros(Ø mm) | Tambor/230 |
Controle | Hidráulico, duplo circuito em diagonal, servoassistido, ABS com EBD |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 205/60R16 – Bridgestone Ecopia EP150 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, subchassi dianteiro, minivan, 4 portas, 7 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.360 |
Largura sem/com espelhos | 1.735/1.953 |
Altura | 1.684 |
Distância entre eixos | 2.620 |
Bitola dianteira/traseira | 1.503/1.509 |
Distância mínima do solo (mm) | 136 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.235 |
Carga útil (kg) | 518 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 53 |
Porta-malas (L) | 162 a 1.608 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,33 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,63 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,867 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,2 |
Velocidade máxima (km/h) | 173 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 9/7,7 |
Estrada (km/l) | 12,7/11,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 6ª (km/h) | 47,8 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.500 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 4.880 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS CHEVROLET SPIN PREMIER 2021 |
CONFORTO |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Conexões: 1 USB dianteiro, 1 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais |
OnStar |
Sensor de monitoramento interior |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera de ré |
Computador de bordo |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com regulagem de altura do facho através de comando na cabine |
Faróis de neblina |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Sensores de estacionamento traseiro |
Volante com regulagem de altura |
INTERIOR |
Para-sóis com espelho |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Terceira fileira de bancos |
Tomada 12 V |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Barras de teto de alumínio em cor cinza |
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico |
CHASSI |
Controle de estabilidade e tração |
Estepe temporário |
Rodas de alumínio 16” com pneus 205/60R16 |