• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

O LAMENTÁVEL ASSASSINATO DO CÂMBIO MANUAL

identicon por Bob Sharp
20/11/2021
em BS, O editor-chefe fala
Foto: youtube.com

Foto: youtube.com







O título não é exagero. O câmbio manual ruma para o cadafalso. O mais estranho, contudo, é esse fenômeno  estar ocorrendo com mais força no Brasil do que em qualquer outro país produtor de automóveis. Somos líderes absolutos nisso. Muito estranho.

O primeiro sinal de mudança que percebi foi em 2018, quando a  Citroën deixou de importar da Argentina o excelente C4 Lounge com câmbio manual, ficou só o automático Aisin de seis marchas.  O suve VW T-Cross. lançado em fevereiro de 2019, tinha uma versão de 1-litro manual. Tinha. acabou.,

As pessoas das fábricas com quem converso dizem, uníssonas, que “carro de câmbio manual não vende”. Gaguejam quando argumento que fora do Brasil vende. Por isso, cabe a velha e repetida  pergunta “que país é este?”

O leitor, hoje amigo. Dr. Douglas Loiola, faz pouco tempo foi a uma concessionária VW para comprar um Jetta GLI. Perguntou a um vendedor, ao não haver versão manual em estoque, quanto tempo demoraria se encomendasse um. “Não existe Jetta manual”, respondeu o vendedor, emendando uma pergunta, “Dr. o sr. vai se sujeitar a passar marchas num Jetta?”. Realmente muito, muito estranho o que está acontecendo nosso país.

De novo: não tem mais câmbio manual por que não vende ou não vende câmbio manual por que não tem? Aposto na segunda possibilidade. Por que digo isso?

Entre 1970 e 2000 havia opção de câmbio automático para praticamente toda a linha Chevrolet, até Chevette, Dodge Polara, Ford Del Rey, Chevrolet Opala, Ford Maverick e Galaxie, Dodge Dart/Charger e VW Santana. Não tenho os números de vendas, mas eram bem baixos. Posso dizer que eram nichos, porém o mais importante é que quem apreciava, ou tinha necessidade de câmbio automático, havia a opção. Não haver mais câmbio manual é uma forma velada de patrulhamento.

Hoje o quadro caminha para a inversão, há nítida preferência do consumidor pelo câmbio automático, o manual caminha para ser nicho. Só que diferentemente do citado período, do jeito a coisa vai nem nicho será, uma vez que o câmbio manual está sendo deliberada, definitiva é inexplicavelmente assassinado pelas fabricantes multinacionais aqui estabelecidas.

Igualmente incompreensível é as poucas fabricantes que oferecem câmbio manual exclui-lo das versões de nível de acabamentg superior, forma também velada de discriminação.

Aplausos para a Renault, que tem o Sandero R.S. no portfólio do modelo, dotado de câmbio manual exclusivamente, vaia para a Volkswagen que lançou versões GTS (Polo e Virtus) com câmbio automático somente. Logo a marca que teve no ágil a prazeroso câmbio manual do Fusca (foto de abertura),uma das razões do seu sucesso mundial, dar as costas para esse tipo de câmbio é inadmissível e incompreensível.

Com importados é igual, há opção de manual nos mercados de origem, mas no  Brasil parece ser proibido, se não obsceno. BMW M3 Competition, Chevrolet Camaro SS e Ford Mustang Mach 1, Porsche 911 GT3, exemplos recentes, só automáticos.

Que fique bem claro: não sou contra câmbio automático e respeito quem o aprecia. Conheci o câmbio automático no começo da adolescência dirigindo o Oldsmobile 88 1950 do meu pai, câmbio Hydramatic de quatro marchas, alavanca seletora na coluna de direção. Mas, como muitos, prefiro câmbio manual.

Já disse e repito, trocar marchas é um ato tão automático quanto caminhar Pensa-se até na vida enquanto se muda de marcha, O trabalho de braço, antebraço e mão é insignificante. O mesmo com a perna esquerda, em especial hoje em dia com cargas de pedal bem baixas. Me dá satisfação o carro fazer o que eu quero quanto à escolha da marcha a usar, dispenso a ajuda dos “homenzinhos verdes”.

Gosto de explorar o motor do jeito que eu quero. Para mim o acelerador destina-se exclusivamente a controlar a borboleta de aceleração no motor de ciclo Otto e a vazão de combustível de injeção nos motores Diesel. Só. Nada de determinar redução de marcha ao acelerar a fundo.

Estou com um Sandero GT-Line de teste. Motor 1-L e câmbio manual. Uma delícia dirigi-lo. Torço para que os fabricantes acordem e acompanhem suas matrizes.

Dizem que “o Brasil é diferente”. Falso, diferentes são as pessoas, não o nosso belo país.

BS





Anterior

VOLVO AMAZON COMEMORA 65 ANOS

Próximo

CONCOURS D'ELEGANCE AMERICA 2021 (COM VÍDEO)

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões cotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

CONCOURS D'ELEGANCE AMERICA 2021 (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In