Desde a fundação por Colin Chapman em 1948, a Lotus produziu carros esportivos pequenos, leves, ágeis, e como está escrito no site da marca, carros “For The Drivers”…
Hoje em dia a Lotus Cars é propriedade do gigante chinês Geely Holding Group, que já detém outras marcas europeias, como a Volvo, por exemplo. A Lotus procura, com a ajuda financeira do seu novo proprietário, regressar aos tempos de sucesso.
A caminho estarão dois suves, um cupê de 4 portas e um esportivo. A confirmação foi dada durante a inauguração da sede da Lotus Technology na China. Essa nova divisão do Grupo Lotus tem como principal missão acelerar a inovação no campo das baterias, da gestão de energia, dos novos motores elétricos e da condução autônoma.
O primeiro destes quatro modelos será um suve, algo que já era esperado há alguns anos e que agora teria a chegada prevista ao mercado em 2022. Se enquadraria no segmento onde hoje está o Porsche Cayenne e outros do mesmo naipe. Seria conhecido internamente pelo código Type 132. Utilizará como base a nova arquitetura denominada Lotus Premium Architecture.
Um ano mais tarde, em 2023, entraria em cena um cupê de 4 portas, para a faixa hoje ocupada pelos Mercedes-AMG GT de 4 portas ou o Porsche Panamera. Foi batizado pelo código Type 133.
Em 2025 seria a vez do Type 134, um segundo suve, menor, para a categoria hoje ocupada pelos Porsche Macan ou Alfa Romeo Stelvio. Encerrando a série, em 2026 seria a vez do Type 135, um esportivo 100% elétrico totalmente novo, desenvolvido em conjunto com a Alpine.
O quartel general da Lotus Technology está localizado em Wuhan, na China, e estará pronto em 2024. Terá a companhia de uma fábrica completamente nova destinada à produção dos modelos elétricos da Lotus para os mercados globais. Dois dos quatro novos modelos elétricos previstos para até 2026 serão produzidos nessa nova fábrica, mas a marca britânica ainda não especificou quais seriam eles.
Para já é sabido apenas que o tão esperado modelo esportivo Type 135, como já citado, desenvolvido em colaboração com a Alpine, vai ser fabricado em 2026 em Hethel, na Inglaterra.
Estes quatro novos modelos vão juntar-se ao Lotus Evija, o hiperesportivo elétrico da marca, e ao novo Emira, o último esportivo com motor a combustão da Lotus. Ambos serão produzidos em Hethel.
“Transformar a Lotus, de uma empresa de carros esportivos do Reino Unido, numa empresa de veículos de desemoenhho verdadeiramente global, é algo que sempre esteve no centro da Vision80”, comenta o diretor administrativo da Lotus, Matt Windle. Acrescenta que “o lançamento da Lotus Technology é um marco importante no caminho para tornar este objetivo uma realidade. Ao mesmo tempo que segue os princípios inabaláveis da Lotus de puro desempenho, eficiência, sucesso no automobilismo.
AB