Estilo moderno e tecnologia inovadora. “Muito automóvel por pouco dinheiro”, já era escrito em 1936. O primeiro Opel Kadett oferecia uma atraente relação qualidade versus preço e isto tornou-se uma profunda característica da marca. Detalhes como freios hidráulicos nas quatro rodas, indicadores de direção e porta-malas com acesso pelo interior eram, na época, novidades para os veículos compactos, e no Kadett tudo isto era de série.
A tradição da Opel como marca pioneira e de referência na classe dos modelos pequenos começou com o Opel Kadett, de 1936. Era um compacto, com versões de duas e quatro portas e uma com capota rebatível, chamado Strolch. O nome seguia a linha de referências militares da marinha alemã, assim como os Admiral (1937) e Kapitän (1938).
Tamanho era o sucesso do modelo que foi erigida em 1962 uma fábrica, situada em Bochum, na Alemanha, especificamente para a produção da nova geração do Kadett. O carro até então era fabricado pela Opel em Rüsselsheim. Já em 1936, a empresa operava a mais moderna maquinaria do mundo para forjar aço e as maiores instalações de prensagem de carrocerias da Europa.
O Opel Olympia foi o primeiro automóvel alemão produzido com uma carroceria monobloco totalmente em aço, e o Kadett recorreu igualmente a esta tecnologia revolucionária. A primeira geração, que durou de 1936 a 1940, recebeu mudanças na dianteira em 1938 (foto de abertura).
Desde o lançamento, os faróis integrados à carroceria, no lugar das antigas unidades separadas, deram ao primeiro Kadett um visual muito moderno. A Opel foi a primeira marca na Europa a popularizar esse estilo inovador. Nos anos 1930, pouco depois da integração da empresa ao Grupo General Motors, foi criado um departamento de projetos em Rüsselsheim, por iniciativa do diretor de estilo da GM naquela época, Harley Earl.
O comportamento dinâmico e o consumo de combustível se beneficiaram com o menor peso do conjunto, enquanto o nível de segurança era mais elevado graças à rigidez do habitáculo e ao centro de gravidade mais baixo. A estrutura autoportante abriu o caminho para um método de produção bastante moderno. A carroceria e o grupo propulsor, ou seja, motor, conjunto de transmissão e suspensões, eram “casados” na linha de montagem com a ajuda de elevadores hidráulicos.
As vantagens de recorrer à engenharia de um sistema modular também tiveram um papel fundamental no baixo preço do automóvel. Tal como o seu irmão mais velho, o Olympia, com o qual se assemelhava na estética, o Kadett era um carro moderno. As proporções harmoniosas, com tampa do porta-malas de grandes dimensões, e os faróis integrados à carroceria, são típicas do modelo.
O ágil modelo de quatro lugares alcançava quase 100 km/h e conquistou rapidamente o coração do público. Também foi muito bem recebido pela imprensa: “Logo nos primeiros quilômetros do nosso teste, o Kadett confirmou que é claramente um veículo de qualidade acima da média nesta faixa de preços”, escreveu o jornal alemão Braunschweiger Tageszeitung, em dezembro de 1936.
O chassi tinha um esquema de suspensão já comprovado no Opel Olympia, com rodas independentes na dianteira e eixo rígido molas semielípticas na traseira. O motor de quatro cilindros em linha, com bloco de ferro fundido e válvulas laterais, foi herdado do Opel P4. Tinha exatos 1.073 cm3 de cilindrada, e gerava uma potência máxima de 23 cv.
Entre 1946 e 1956 o Kadett foi produzido na União Soviética como Moskovich 400/420 não pela Opel, mas por a fábrica de Rüsselshiem ter ficado na zona de ocupação soviética na Alemanha dividida após a derrota na Segunda Guerra Mundial e todo o maquinário ter sido levado para a URSS. Até chegar o primeiro Astra, em 1991, a linha de modelos compactos da Opel utilizou o nome Kadett durante mais de cinco décadas. A geração que teve início nas novas instalações, em 1962, durou até 1965. Tinha desenho de três volumes e duas portas, com a linha de cintura baixa e grande área envidraçada, que assegurava excelente visibilidade. Daí se seguiram novas gerações, algumas delas que chegaram ao Brasil como modelos Chevrolet, da General Motors do Brasil.
Oitenta e cinco anos após o lançamento do primeiro Kadett, a linha Astra segue a linhagem dos compactos da Opel.
AB
(Atualizada em 2/09/21 às 10h30, acréscimo de informação no último parágrafo)