• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

OPEL KADETT FOI LANÇADO HÁ 85 ANOS, EM 1936

ERA A ÉPOCA DO DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE VEÍCULOS COMPACTOS NA ALEMANHA

identicon por Augusto Botelho
02/09/2021
em Outros
Fotos: Stellantis, Opel Automobile GmbH, Automobile Classics, Cockpit Automóvel e Wikimedia Commons

Fotos: Stellantis, Opel Automobile GmbH, Automobile Classics, Cockpit Automóvel e Wikimedia Commons

Estilo moderno e tecnologia inovadora. “Muito automóvel por pouco dinheiro”, já era escrito em 1936. O primeiro Opel Kadett oferecia uma atraente relação qualidade versus preço e isto tornou-se uma profunda característica da marca. Detalhes como freios hidráulicos nas quatro rodas, indicadores de direção e porta-malas com acesso pelo interior eram, na época, novidades para os veículos compactos, e no Kadett tudo isto era de série.

O modelo inicial, de 1936

A tradição da Opel como marca pioneira e de referência na classe dos modelos pequenos começou com o Opel Kadett, de 1936. Era um compacto, com versões de duas e quatro portas e uma com capota rebatível, chamado Strolch. O nome seguia a linha de referências militares da marinha alemã, assim como os Admiral (1937) e Kapitän (1938).

No Strolch a capota de lona era apoiada sobre a estrutura lateral da carroceria

Tamanho era o sucesso do modelo que foi erigida em 1962 uma fábrica, situada em Bochum, na Alemanha, especificamente para a produção da nova geração do Kadett. O carro até então era fabricado pela Opel em Rüsselsheim. Já em 1936, a empresa operava a mais moderna maquinaria do mundo para forjar aço e as maiores instalações de prensagem de carrocerias da Europa.

O Opel Olympia foi o primeiro automóvel alemão produzido com uma carroceria monobloco totalmente em aço, e o Kadett recorreu igualmente a esta tecnologia revolucionária. A primeira geração, que durou de 1936 a 1940, recebeu mudanças na dianteira em 1938 (foto de abertura).

Desde o lançamento, os faróis integrados à carroceria, no lugar das antigas unidades separadas, deram ao primeiro Kadett um visual muito moderno. A Opel foi a primeira marca na Europa a popularizar esse estilo inovador. Nos anos 1930, pouco depois da integração da empresa ao Grupo General Motors, foi criado um departamento de projetos em Rüsselsheim, por iniciativa do diretor de estilo da GM naquela época, Harley Earl.

Modelo de quatro portas, aqui como Moskvitch 400/420. Notar a abertura em direções opostas

O comportamento dinâmico e o consumo de combustível se beneficiaram com o menor peso do conjunto, enquanto o nível de segurança era mais elevado graças à rigidez do habitáculo e ao centro de gravidade mais baixo. A estrutura autoportante abriu o caminho para um método de produção bastante moderno. A carroceria e o grupo propulsor, ou seja, motor, conjunto de transmissão e suspensões, eram “casados” na linha de montagem com a ajuda de elevadores hidráulicos.

As vantagens de recorrer à engenharia de um sistema modular também tiveram um papel fundamental no baixo preço do automóvel. Tal como o seu irmão mais velho, o Olympia, com o qual se assemelhava na estética, o Kadett era um carro moderno. As proporções harmoniosas, com tampa do porta-malas de grandes dimensões, e os faróis integrados à carroceria, são típicas do modelo.

O monobloco do Opel Kadett de primeira geração e do Moskvitch 400/420

O ágil modelo de quatro lugares alcançava quase 100 km/h e conquistou rapidamente o coração do público. Também foi muito bem recebido pela imprensa: “Logo nos primeiros quilômetros do nosso teste, o Kadett confirmou que é claramente um veículo de qualidade acima da média nesta faixa de preços”, escreveu o jornal alemão Braunschweiger Tageszeitung, em dezembro de 1936.

O chassi tinha um esquema de suspensão já comprovado no Opel Olympia, com rodas independentes na dianteira e eixo rígido molas semielípticas na traseira. O motor de quatro cilindros em linha, com bloco de ferro fundido e válvulas laterais, foi herdado do Opel P4. Tinha exatos 1.073 cm3 de cilindrada, e gerava uma potência máxima de 23 cv.

A geração saída da nova fábrica tinha desenho moderno

Entre 1946 e 1956 o Kadett foi produzido na União Soviética como Moskovich 400/420 não pela Opel, mas por a fábrica de Rüsselshiem ter ficado na zona de ocupação soviética na Alemanha dividida após a derrota na Segunda Guerra Mundial e todo o maquinário ter sido levado para a URSS. Até chegar o primeiro Astra, em 1991, a linha de modelos compactos da Opel utilizou o nome Kadett durante mais de cinco décadas. A geração que teve início nas novas instalações, em 1962, durou até 1965. Tinha desenho de três volumes e duas portas, com a linha de cintura baixa e grande área envidraçada, que assegurava excelente visibilidade. Daí se seguiram novas gerações, algumas delas que chegaram ao Brasil como modelos Chevrolet, da General Motors do Brasil.

Oitenta e cinco anos após o lançamento do primeiro Kadett, a linha Astra segue a linhagem dos compactos da Opel.

AB

(Atualizada em 2/09/21 às 10h30, acréscimo de informação no último parágrafo)





Anterior

FERRARI PATENTEIA SISTEMA DE VENTILAÇÃO PARA PASSAGEIROS DO BANCO DE TRÁS

Próximo

COMMANDER E CRETA ATENDEM DOIS EXTREMOS ENTRE OS SUVES

identicon

Augusto Botelho

Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte, com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4x4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Próximo
Foto: AE/Gerson Borini

COMMANDER E CRETA ATENDEM DOIS EXTREMOS ENTRE OS SUVES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In