Revelado em 2017, o Roadster deixou muitos entusiastas de olho no hiperesportivo elétrico que teria quase 1.000 km de alcance, faria de zero a 96 km/h em 1,9 segundo e chegaria aos 402 km/h de velocidade máxima.
Previsto inicialmente para 2020, a chegada do Roadster passou depois para 2022 e, agora, Elon Musk informou que a previsão ficou para 2023. No meio de tantas confusões e atrasos que atrapalham a indústria automobilística, adiar o lançamento de veículos novos não soa estranho.
São dificuldades associadas à pandemia e à falta de semicondutores, mas tudo indica que o problema do Roadster pode ser diferente. A dificuldade seria cumprir com o propalado alcance de quase 1.000 km.
As baterias de maiores dimensões, que garantem mais energia a menores custos, seriam de difícil produção em grandes séries. E a Tesla necessita delas para as versões de maior desempenho de sua linha de veículos.
O anúncio foi feito pelo próprio Elon Musk, declarando que “2021 é um ano de falhas na cadeia de fornecimento, e não iria importaria que tivéssemos 17 novos produtos, já que nenhum seria lançado”. Conclui dizendo que “se 2022 for um ano relativamente normal, as entregas do novo Roadster deverão começar em 2023”.
Muitos analistas estão prevendo a continuação dos problemas com os semicondutores na indústria para 2022, o que poderá levar a Tesla a adiar de novo as entregas do Roadster, para além de 2023.
Mas que é estranho um roadster de carroceria fechada é, já que rodasters são conversíveis de dois lugares ou mesmo sem capota alguma.
AB