A mudança para novos pneus de perfil baixo representa uma revolução técnica na elite do automobilismo mundial, exigindo um intenso programa de pesquisa e desenvolvimento que incluiu testes internos e externos. A série de testes da Pirelli para os novos pneus da Fórmula 1 terminou em Paul Ricard, na França, sob chuva, sediando o teste final com o piloto russo Daniil Kvyat, da Alpine.
Foram 28 dias de testes de pista para os novos pneus ao longo de 2021, totalizando 36 dias quando incluídos os dias de testes realizados no final de 2019 e início de 2020. Logo em seguida ocorreu o atraso no programa, causado pela pandemia da covid-19.
O programa de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas foi uma operação abrangente do início ao fim, envolvendo mais de 10.000 horas de testes internos, mais de 5.000 horas de simulação e mais de 70 protótipos desenvolvidos virtualmente, o que resultou em 30 especificações físicas testadas na pista pelos pilotos. Um total de 4.267 voltas foram completadas em 10 pistas diferentes, acumulando mais de 20.000 quilômetros, ou cerca de metade da circunferência da Terra (40.075 quilômetros). O número de conjuntos usados foi de 392, ou 1.568 pneus.
Quase todas as equipes participaram do programa de testes da Pirelli, com um total de 19 pilotos, 15 deles competidores regulares no campeonato. O papel deles foi fundamental, cada um oferecendo a sua perspectiva ao longo das diferentes fases de desenvolvimento. Esta valiosa conversa ajudou a Pirelli a desenvolver os novos pneus passo a passo, levando em consideração os comentários e expectativas dos pilotos.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli, declarou que “com este último teste no asfalto molhado, finalmente fechamos nosso cronograma de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas. No ano passado, com a pandemia da covid-19, tivemos que revisar nosso programa de teste totalmente, cancelando os testes em andamento para nos concentrarmos na simulação, bem como no desenvolvimento e modelagem virtuais. Este sistema de triagem virtual nos ajudou a otimizar o número de protótipos físicos produzidos e retornar aos testes em pista por 28 dias ao longo de 2021. Serão cinco compostos que iremos homologar para o próximo ano. Os resultados até agora obtidos foram alcançados com a contribuição dos pilotos que atualmente correm no campeonato, aspecto vital para nós, ainda que utilizando carros de testes. No próximo ano, ainda teremos alguns dias de testes à nossa disposição. Assim que a especificação for validada pela FIA, os pilotos terão a chance de experimentar os pneus definitivos de 18 polegadas no teste após o GP de Abu Dhabi, embora tenhamos que esperar pelos testes de pré-temporada do próximo ano para ver esses pneus em ação nos carros de 2022 pela primeira vez”, encerrou Isola.
AB