A grande novidade é a tecnologia Seal Inside, que aumenta a segurança do motorista em caso de perfuração. A tecnologia permite continuar dirigindo mesmo em caso de perfuração por um objeto de até quatro milímetros de diâmetro.
Também novidade são os novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT, que estão disponíveis para os mercados das América do Sul e Central. O Cinturato P7 é de uma família com mais de 70 anos de evoluções, desenvolvido para incontáveis fabricantes de veículos de alto desempenho.
A linha Scorpion atende aos suves e picapes, tendo aplicação 100% em vias pavimentadas. Já o Scorpion HT foi concebido no Brasil, especificamente para o tipo de piso que se encontra na região, segundo a informação da Pirelli. Ele é um produto 70% para vias pavimentadas e 30% para uso fora de estrada.
As três linhas de pneus citadas apresentam a tecnologia Seal Inside, inovação que faz com que o pneu se auto vede em casos de perfurações na banda de rodagem. “Lançar esses novos produtos acentua ainda mais a importância da região no cenário mundial como mercado líder e importante para a Pirelli. Esses pneus são resultados de evoluções constantes que nossos times de pesquisa e desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes, com maior desempenho e que conferem ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor, indo de encontro a todos os parâmetros estipulados globalmente pela companhia para próximos anos”, disse César Alarcon, executivo-chefe da Pirelli para a América Latina.
O evento de lançamento foi realizado no Circuito Panamericano, complexo multipistas localizado em Elias Fausto, SP, local que serve como laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos da Pirelli. Possui sete pistas para testes distintos e 1.650.000 m² de área total. O complexo foi inaugurado no ano passado.
O Cinturato P7 é projetado para veículos de passeio, focando na excelência de desempenho em diversas condições de dirigibilidade. Com novos perfil e desenho de banda de rodagem, compostos inovadores e tecnológicos, garante níveis excelentes de segurança, eficiência e desempenho.
Segurança é a principal característica do novo Pirelli Cinturato P7. Além de melhorar a dirigibilidade em piso seco com relação ao seu antecessor, o novo pneu também mostra melhores resultados nos quesitos dirigibilidade em piso molhado, frenagens e resistência à aquaplanagem. Por segurança, as arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando em um desenho inovador que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, com o objetivo de reduzir a distância de frenagem, um grande salto em relação à geração anterior do Cinturato P7. Suas ranhuras otimizadas reduzem os riscos de aquaplanagem, melhorando o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades.
Outra área em que os engenheiros da Pirelli trabalharam é a capacidade do pneu de “conversar” com os sistemas eletrônicos de auxílio ao motorista. Testes em frenagens a 100 km/h mostraram que o novo Cinturato P7 precisa, em média, de quatro metros a menos para parar, segundo dados da marca. Ele também possui uma sequência de blocos otimizada, visando o maior conforto acústico.
O Scorpion é um produto mundial que tem como foco atender os segmentos de suves e picapes para circulação em terrenos 100% pavimentados. Assim como o Cinturato P7, a primazia do produto está em proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e desempenho para o consumidor. Isso se torna possível graças aos novos perfil e desenho da banda de rodagem.
A estrutura do Scorpion é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades. Assim como o Cinturato P7, seus sulcos e ranhuras otimizadas diminuem o risco de aquaplanagem, enquanto os novos materiais e compostos da banda de rodagem fazem com que o Scorpion possa ampliar sua vida útil.
Enquanto o Scorpion foca em atender o segmento dos suves e picapes que circulam em terrenos asfaltados, o novo Scorpion HT é um produto totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira, com circulação em terrenos pavimentados e fora de estrada, na proporção 70% e 30%, respectivamente. A nova banda de rodagem é projetada para manter a tração nos terrenos não pavimentados graças à disposição dos blocos, que favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos, garantindo a dirigibilidade.
“O time de pesquisa e desenvolvimento do Brasil trabalhou arduamente para criar o Scorpion HT, feito sob medida para os terrenos das Américas do Sul e Central, projetando um pneu versátil que se ajustasse perfeitamente aos tipos de pavimento que temos na região. Além disso, foi desenvolvido a fim de ter a resistência necessária para impactos, além de uma banda rodagem que tenha aderência e segurança em piso molhado, um rodar tranquilo e silencioso nas ruas e rodovias do continente, bem como atender ao usuário que eventualmente utiliza o seu veículo em terrenos fora de estrada”, declarou Roberto Falkenstein, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli na América Latina.
A tecnologia Seal Inside está disponível nas linhas Pirelli Scorpion, Pirelli Cinturato e Pirelli P Zero. Em casos de perfurações da banda de rodagem por um objeto de até quatro milímetros de diâmetro, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é arrastada para o interior do orifício, selando a perfuração. A tecnologia não necessita de aro de roda exclusivo, sendo o monitor de pressão dos pneus aconselhável, porém não obrigatório.
Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside ainda terá como bônus o serviço de proteção de pneus TyreLife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita. O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais seis meses, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo dentro da Rede Oficial de Revendedores Pirelli. Nesse caso o cliente tem apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a substituição.
AB