Na Porsche, as técnicas de impressão 3D já são comuns para os carros de competição e em itens específicos na divisão Porsche Classic, para automóveis clássicos. Agora a marca lança uma gama de bancos integrais impressos em 3D para utilização nos carros de rua. O passo seguinte é aplicar a tecnologia para criar soluções totalmente personalizáveis e adaptadas aos contornos do corpo de cada condutor.
As impressoras 3D substituem máquinas de grande porte na produção de peças variadas, desde itens dos painéis até componentes mecânicos. A principal vantagem da impressão 3D está na maior liberdade criativa, numa comparação com processos como a forja ou a moldagem. É a solução ideal para a produção em pequena escala de itens personalizáveis, bastando ajustes no software, sem necessidade de trocar ferramentas.
O novo banco esportivo da Porsche está baseado numa estrutura muito leve de banco integral e as inovadoras técnicas de impressão 3D aplicam-se principalmente à seção central do assento e do encosto, com três níveis de firmeza. A camada exterior é criada num padrão específico de perfuração para o controle térmico. O novo banco, já mostrado no conceito Mission R, tem uma construção por camadas sobre uma base de polipropileno unida a outra com uma mistura de materiais com base em poliuretano que, através da impressão 3D, dispensa as emissões tóxicas geradas pelos adesivos utilizados nas colagens.
Um grupo de pilotos e proprietários de automóveis da Porsche foi selecionado para testar em detalhes o novo banco-concha. Em vários eventos da marca, incluindo os dias de pista que a Manthey-Racing organiza no traçado de Nürburgring Nordschleife, só para clientes da marca, os novos bancos foram utilizados.
“Os bancos adaptados a condutores individualmente existem nas competições desde há muito. Agora, a Porsche também oferece uma customização homologada para estrada com diferentes graus de rigidez de série”, destaca o piloto de testes Lars Kern, que acrescenta que a posição mais baixa tem semelhança com a utilizada nos carros de competição.
Concluídos os ajustes finais, o banco passa a estar disponível no catálogo Porsche Exclusive Manufaktur, para os modelos Boxster, Cayman e 911 de geração atual e anterior. A partir de fevereiro de 2022 chegará aos configuradores da marca. Em comparação com um banco convencional, é 8% mais leve. Estará disponível para os modelos Boxster e Cayman (981), 911 (991), 718 Boxster e Cayman (982) e 911 (992), em alguns deles só para o motorista. Inicialmente terão detalhes nas cores preta, vermelha (Guards Red) e amarela (Racing Yellow). Em seguida serão acrescentadas as cores Arctic Grey, Ultramarine e Shark Blue.
AB