A resposta ao título-pergunta é sim e não. Se por um lado é prático e cômodo para o usuário chamar um carro que o leve onde deseja ir por meio do telefone celular, por outro ele fica sujeito ao humor do motorista, que tem o direito de unilateralmente cancelar o chamado e deixar o usuário esperando, muitas vezes na rua e por isso alvo fácil dos ladrões de celulares, muitas vezes terminando em assassinato, como inaceitavelmente tem ocorrido.
Isso de ficar esperando que nem um palhaço vem ocorrendo cada vez mais. Passei por essa experiência recentemente com o 99. Num dos chamados, depois de esperar absurdos 15 minutos, o motorista abortou o chamado quando estava a 500 metros de onde me encontrava e o vi passar direto por mim, Precisei encontrar um táxi na rua para voltar para casa.
Esse tempo de preços dos combustíveis absurdamente altos, em que o motorista julga não compensar financeiramente a corrida e simplesmente abortar o chamado, evidencia a precariedade do sistema.
Entendo que para muitos ser motorista de aplicativo seja tábua de salvação para se sustentar e sua família, dentro do princípio de todos terem o direito de trabalhar, mas quando o serviço tem falhas desse tipo, então deixa de ser boa solução.
Se o serviço é administrado — e bem até aqui — por uma empresa, por exemplo Uber e 99, esta tem obrigação de cuidar para que o serviço seja bom tanto para o pescador (motorista) quanto para o peixe (cliente). Só para o pescador está errado na base.
Se o preço do combustível eleva o custo de operação do veículo ao ponto de desencorajar a prestação do serviço, a remuneração do motorista de aplicativo precisa compensar esse maior custo. Elevaria o preço das corridas, seria inevitável. Afinal, os táxis sofrem o problema de aumento de custo com combustível ,isso se contorna com alteração da tarifa. Inexiste motivo para não ser igual com os carros de aplicativo.
Até aqui, tudo dentro da sistemática do carro de aplicativo, Por isso vou dar minha opinião de como deveria ser.
Aplicativo
O motorista tem que ser remunerado segundo cálculo que lhe dê rentabilidade em qualquer cenário econômico. A empresa de aplicativo não poderá em hipótese alguma se furtar a essa responsabilidade. Mais, todo e qualquer aborto de chamado injustificável deve levar o motorista à sua imediata exclusão do sistema. O motorista de aplicativo está ali para servir, não para se servir.
Táxi
Motoristas precisam se organizar numa entidade ou cooperativa que atue como as empresas de aplicativos em termos de mecanismo de chamados valendo-se da facilidade de comunicação da telefonia celular atual, com a diferença de no destino o cliente pagar a corrida indicada no taxímetro diretamente ao motorista em espécie ou por cartão de débito. Além disso, acabar com bandeira 2, arcaica e sem sentido, uma vez que é no período em que é usada hoje que u volume de trânsito é menor. Também sem sentido é a bandeirada inicial.
Com essas medidas os táxis teriam melhor condições de competir com os aplicativos.
BS