A Alpine mostrou há pouco mais de três anos a reinterpretação do veículo que projetou a marca criada em 1955. O A110 foi produzido entre 1961 e 1977 e deixou saudade. A nova versão recebe a primeira grande atualização desde que iniciou a sua carreira em 2017, para entrar em 2022 na sua melhor forma.
Agora a revisão da gama A110 trouxe três versões. O A110, o GT e o S, partindo do motor 1,8-litro de 4 cilindros turbocarregado de instalação central-traseira, associado a um câmbio de dupla embreagem Getrag de 7 marchas. A Magna PT, anteriormente Getrag, foi fundada em 1º de maio de 1935, em Ludwigsburg, cidade na região de Stuttgart, Alemanha, por Hermann Hagenmeyer. Mas o nome anterior pegou e até hoje em dia é o mais citado nessa área.
A motorização mais modesta do esportivo, é de 252 cv à 6.000 rpm. As versões GT e S dispõem de 300 cv à 6.300 rpm. A GT tem bancos de couro, rodas de 18 polegadas de diâmetro, escapamento esportivo, entre outros itens. O topo de linha é o A110S, que tem acrescido o conjunto aerodinâmico exclusivo e o chassi mais voltado à pilotagem esportiva.
Os pneus são Michelin Pilot Sport 4, e os cintos de segurança são de seis pontos. O desempenho, tanto no A110 GT como o A110S, é de 4,2 s no zero a 100 km/h. No caso do A110S, a velocidade máxima passa de 260 km/h para 275 km/h graças à retirada do limitador. Apesar de partilharem a mesma versão do motor, o A110 GT e o A110S distinguem-se no foco.
O A110 GT faz jus ao nome e foi otimizado mais para o conforto e longas distâncias. Vem equipado com o chassi “Alpine”, mais suave em acerto. No interior destacam-se os bancos Comfort, revestidos em couro preto ou castanho, com pespontos em azul. O A110S, por outro lado, troca os bancos Comfort por outros da Sabelt Sport. É também o mais racing dos A110 e o mais vistoso, sobretudo com a pintura bicolor laranja Fire com teto preto Deep, como nas imagens desta matéria.
O chassi “Sport” tem barras antirrolagem ocas e 100% mais firmes, além de molas de constante elástica 50% maior. A distância ao solo foi reduzida em 4 mm, e os amortecedores foram recalibrados. Mas a grande novidade é o opcional Aero Kit em compósito de fibra de carbono, fazendo com que o A110S seja também o primeiro A110 a vir equipado com uma asa invertida traseira. Além da asa, esse conjunto adiciona um defletor na dianteira e carenagens mais longas no fundo do carro, que incrementam a eficiência do fundo plano e do difusor traseiro.
A Alpine diz que a estabilidade é incrementada, e a 275 km/h a nova asa traseira produz 81 quilogramas-força (kgf) descendente. O igualmente novo defletor dianteiro a essa velocidade gera 60 kgf descendente adicionais sobre o eixo dianteiro, totalizando 141 kgf. Para aqueles que querem levar o seu A110S para o circuito existe a opção dos pneus semilisos Michelin Pilot Sport Cup 2.
O peso em ordem de marcha dos modelos fica entre escassos 1.102 kg e 1.140 kg e dependente do nível de equipamento, para os A110 e A110S e entre 1.119 kg e 1.140 kg para o A110 GT.
AB