Desde o dia 15 de novembro a fábrica exclusiva de veículos elétricos em Zwickau, Alemanha, que produz os Volkswagen ID.3 e ID.4, os Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, e o CUPRA Born (foto de abertura), a unidade em Zwickau deixou de fabricar aproximadamente 1,2 mil veículos por dia. Além desses modelos acima, já está com a pré-produção do ID.5 em andamento. A Fábrica Transparente, situada em Dresden, também na Alemanha, monta aproximadamente 35 unidades do ID.3 ao dia.
O nome CUPRA é um acrônimo criado para as versões de alto desempenho da SEAT, este também um acrônimo. CUPRA vem de CUP-Racing e SEAT vem de Sociedad Española de Automóviles de Turismo. A CUPRA Racing começou como SEAT Sport.
A falta de chips tem afetado os fabricantes de automóveis em todo o mundo, mas o Grupo Volkswagen tem conseguido atenuar essas dificuldades. A estratégia alemã tem passado por concentrar a falta de semicondutores na fábrica principal, em Wolfsburg, de onde saem os Golf e Tiguan.
Por isso mesmo tem interrupções frequentes, deslocando os chips para a linha de produção em Zwickau, onde são fabricados os veículos elétricos. Mas tudo indica que até os carros movidos exclusivamente a bateria vão passar a sofrer com a falta destes componentes.
Dresden é a bela fábrica de vidro, que na prática é mais uma ferramenta de relações públicas do que uma linha de montagem real, uma vez que não possui produção de chassis ou zona de pintura, mas apenas a montagem final dos veículos, o ideal para ser presenciado pelos futuros clientes.
O motivo que até agora poupou os elétricos do grupo da falta de chips, se explique pelo fato destes recorrerem a semicondutores mais sofisticados e mais caros, com menos procura pela indústria automobilística. Agora, lamentavelmente, parece que até estes chips começam a rarear entre os fornecedores.
AB