Uma parceria entre a alemã Robert Bosch GmbH e a OMB Saleri S.P.A., sediada em Brescia, Itália, vai disponibilizar componentes para reabastecimento de hidrogênio no mercado global a preços competitivos.
Com isso a empresa alemã amplia a sua linha de produtos para aplicações móveis de hidrogênio, com a introdução de novos componentes, como válvulas e reguladores de pressão. A OMB Saleri é especializada em itens para armazenamento desse gás, e ambas estão desenvolvendo em conjunto os produtos.
A colaboração entre as duas empresas inclui um contrato de licenciamento e engenharia para produtos relacionados ao armazenamento a pressões de 350 bar e 700 bar. Elas pretendem aproveitar a economia de escala para comercializar soluções a preços competitivos.
Já não é de hoje que a Bosch sinaliza sua convicção de que o hidrogênio terá um forte crescimento nos próximos anos, em especial na mobilidade de veículos comerciais. Estima que até 2030 cerca de um em cada oito veículos comerciais vendidos em todo o mundo seja movido por célula a combustível a hidrogênio
Até 2024 a Bosch prevê investir cerca de 600 milhões de euros em aplicações móveis de células a combustível e mais 400 milhões de euros em aplicações fixas para gerar eletricidade e calor.
AB