Veículos blindados demandam mais de seus pneus, pois o processo acrescenta peso considerável e eles são o único ponto de contato com o piso. A Continental informa que o mercado de blindagem de veículos cresceu cerca de 10% neste primeiro semestre na comparação com o mesmo período de 2020, baseando-se em dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem).
Quando se fala sobre a relação entre pneus e blindagem automobilística, a primeira coisa que vem à cabeça é que os pneus são um ponto vulnerável na segurança do veículo. Além de poderem ser perfurados numa ação criminosa, ainda existe o questionamento sobre o desgaste mais acelerado dos pneus. É consenso entre os proprietários que os pneus chegam prematuramente ao final de sua vida útil.
O fato é que os veículos mais pesados demandam mais de seus pneus, isso é ponto pacífico. É necessária maior aderência para acelerar, frear e manter a trajetória em curvas, o que acaba por aumentar o desgaste e aquecer mais os pneus.
Para responder à pergunta sobre quanto maior é esse esforço adicional, a empresa realizou alguns testes. Considerando um veículo com massa de 1.500 quilogramas, viajando a 110 km/h, se o motorista frear fortemente até uma parada total, os pneus dianteiros podem experimentar uma força aproximada de 613 kgf cada um. Em uma situação idêntica, esse mesmo veículo, com 300 quilogramas adicionais de uma blindagem típica, passa a aplicar 735 kgf em cada um dos pneus dianteiros, um acréscimo de força de 20%. Isso apenas na situação de frenagem, segundo o departamento de Assistência Técnica da Continental Pneus.
Não esquecer também que, quanto mais pesado o veículo, mais intensa será a força aplicada aos pneus durante os impactos. Teoricamente, deve-se aumentar a pressão do pneu em 0,1 bar a cada 20 quilogramas de peso adicionais. Considerando que a blindagem altera a distribuição de peso entre os eixos do veículo, deve-se questionar junto à empresa blindadora qual o aumento de pressão necessário para adaptar e adequar o comportamento dinâmico do veículo.
Segundo a Continental, a alternativa mais conveniente para os veículos blindados são os pneus runflat, que possuem insertos de borracha rígida em seus flancos (foto de abertura), tornando-se aptos a rodar mesmo com pressão relativa igual a zero, e podem ser utilizados em rodas convencionais, sem a necessidade de adaptação.
AB