Agora que estamos no outono, a poucas semanas do Inverno no Hemisfério Norte, os encontros de carros antigos param totalmente, já que não é agradável ficar na rua com temperaturas abaixo de zero, e também para evitar que o sal que é jogado nas avenidas, estradas e ruas para derreter neve e gelo não grude nos carros. O sal corrói os metais ferrosos, e carro enferrujado não é nada raro onde moro atualmente, no estado de Michigan.
Divido com os leitores algumas fotos tomadas em eventos de tamanhos muito diferentes, começando com um pequeno, daqueles bons para quem não quer andar muito.
Brighton Ford
Esse concessionário Ford na cidade de Brighton, a meia hora de Ann Arbor, reúne algumas vezes aos sábados durante o verão carros de todas as marcas, bastante democrático. Tudo aberto e grátis e com estacionamento fácil.
Camaro Z28 de terceira geração, um projeto demorado quando as opções de tração dianteira e motor central-traseiro foram estudadas e abandonadas
Chevrolet Chevelle SS com pintura de dezenas de milhares de dólares absolutamente perfeita, verdadeiro espelho cinza
Dodge Dart Swinger já visto em outros eventos. Carro original e bastante rodado, ainda em ótima forma
Mesmo sendo em um concessionário Ford, quaisquer marcas e modelos são bem-vindos
Pontiac Firebird TransAm 1981, último ano da segunda geração
Pontiac Firebird: roda rara e especial, desenho ótimo para ventilação
Tremendo projeto de modificação de um Fusca transformado em funny car com motor V-8 dianteiro
Dodge Polara 1964
Painel do Polara prova que simplicidade pode ser muito atraente
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Wilson Farm
A cidade de Livonia fica entre Ann Arbor e Detroit, e nela temos a Wilson Farm. Em uma antiga área de fazenda onde ainda hoje há um celeiro, um parque, campo de basebol e uma escola, Ocupa uma quadra bastante grande, com espaço gramado para eventos de vários tipos. Uma vez por ano, no auge do verão, cerca de 300 carros podem ser apreciados, além de feira de artesanato, peças e colecionáveis, não muito grande, mas interessante.
Bentleys não são comuns, mas aparecem – esse é um Park Ward 1957
Britânicos também comparecem, como esse MG MGB de meados dos anos 70 com para-choques para o mercado americano, visual não muito feliz
Buick GNX (Grand National Experimental) 1987 apelidado de carro do Darth Vader
Chevrolet Nova versão Yenko SC– um concessionário da Pennsylvania que colocava big-blocks 427 também no Camaro
Chrysler Imperial Crown 1963, um monumento ao estilo enfeitado
Escort GT 1996, último ano dessa versão – muitos detalhes apenas para os EUA
Ford Fairlane 500 fastback – motor 351 pol³ (5,7 litros)
Mais um exemplar do meu Corvette preferido, o C4, 1984 a 1986 – este é dos primeiros e tem muitos detalhes técnicos diferentes do comum
Mercury Capri, um Mustang com estilo Mercury, marca falecida em 2011
O Capri é um hatchback com tampa enorme e vidro vigia idem adornado por um aerofólio de espuma como nos primeiros Escort XR 3 que tivemos no Brasil
Painel do Capri: note as molduras dos instrumentos com parafusos lembrando painéis de aviões em que eles podem ser removidos individualmente
Mercury Montego 1972
Nissan Figaro fabricado apenas em 1991, 8 mil unidades vendidas rapidamente e mais 12 mil sorteadas entre inscritos; motor1 litro turbo
O AMC Spirit, um Gremlin reestilizado com sucesso que durou de 1979 a 1983; dois carros correram na 24 Horas de Nürburgring de 1979 vencendo na sua classe
Plymouth GTX 1967, restaurado.
Traseira do GTX mostra emblema Hemi bem discreto. Note o brilho dos cromados sob o sol
Plymouth Satellite GTX 1967 na rara cor bronze Turbine criada para o Chrysler Turbine de 1963-64
Pontiac Grand Prix de 1977, muito vendido, 270 mil unidades
Pontiac LeMans 1972 com pintura psicodélica típica das personalizações da época
Quase certamente o mais famoso carro da American Motors, o Javelin AMX. Este é do derradeiro ano de produção,1974
Uma vista diferente do Javelin AMX
Buick Riviera 1968 ou 1969
Riviera tem estilo rico com curvas generosas na traseira
Suzuki Vitara duas portas com emblema Ford na grade...
...devido ao V-8 de cinco litros no -cofre
Vista geral de cerca de metade da mostra na Wilson Farm em Livonia
Gateway Classic Cars
A cada dois sábados durante primavera e verão essa loja faz uma reunião matinal para qualquer marca, ano e modelo de carro, que estacionam ao redor da loja. Localizada em Dearborn, casa da Ford, há várias outras lojas da rede pelo país, e todo seu estoque pode ser visto com muitas fotos e informações pelo website (gatewayclassiccars.com )
Do lado de dentro muitos carros à venda, café e rosquinhas grátis.
Agrupar muscle cars sempre forma uma vista colorida: Plymouth GTX, Dodge Challenger e Pontiac GTO
Cadillac CTS V Sport Wagon, tentativa de ampliar mercado na Europa durou pouco, menos de 3 anos
Charger de terceira geração, 1971 a 1974, na cor mais improvável: bege
Dodge Viper sempre chama atenção; esse é 1995. A venda por 59 mil dólares
Eu não me canso de olhar para a suspensão dos Corvettes C4: lindo e esguio braço de liga de alumínio
Festival de cromados no Oldsmobile Super 88 de 1958
Ford Fairlane 1966 motor Cobra Jet de 428 pol³, câmbio manual no assoalho, 94 mil dóllares
Interior do Fairlane
Hoje muito raro, o Dodge Mirada 1981 tem o motor dos Dodges brasileiros, 5,2 litros, por apenas 7 mil dólares
Lincoln Continental Mark VI de 1980 a 1983, época complicada no estilo da marca
O canto traseiro do Oldsmobile parece uma escultura cromada
Os McLaren modernos já são clássicos hoje, certeza de ter uma obra-prima na garagem
Os Mercedes-Benz da série W123 estão entre os mais robustos da marca. Este é um sobrevivente nunca reformado e tem vários pontos desgastados nas 117 mil milhas (188 mil km) rodadas. Doze mil dólares
Talvez o mais belo Impala, o cupê-2-portas de 1960 com vidros dianteiro e traseiro bastante curvos que o fez ser conhecido como bubble top, teto bolha
Um Mustang de corrida para as ruas, o Boss 1970
Toyota FJ40, muito similar ao Bandeirante brasileiro mas com motor seis-cilindros em linha: 29 mil dólares. O ano é 1967
Chevrolet Nova 1976 quinta-geração é pouco conhecido no Brasil. Por 26 mil dólares
Vista geral da loja, carpete não combina nem um pouco, note as manchas de óleo
Porsche 356B a 78 mil dólares, altíssimo valor
Frankenmuth Auto Fest
Grande encontro durante um final de semana em julho, na cidade de colonização alemã a pouco mais de uma hora de Ann Arbor. Frankenmuth também é conhecida pela loja Bronner´s, especializada em itens natalinos, enorme e aberta o ano todo. Também vale a visita, se não para comprar, ao menos para conhecer algo tão gigantesco para uma comemoração de apenas um dia por ano.
O Auto Fest ocupa o parque principal da cidade, ao lado do rio Cass, mas também há centenas de carros circulando nas vias, e a rua principal abriga um Cruise, ou passeio, no sábado à tarde.
Mustang Shelby GT500 1969 ou1970. O motor é o FE V-8 de 7 litros
Dodge van com discoteca dentro, coisa os anos 1970
Interior do van mostra equipamentos de época, fabulosa máquina do tempo
Plymouth Superbird 1970 e rodas de aço com pintura dourada como as usadas nas corridas da Nascar
Asa do Superbird não tem igual. Histórico!
Picape Ford com suspensão a ar e motor na traseira
Braços da suspensão pintados de verde posição baixa
Buick Riviera 1983
O interior do Riviera. Verde, muito verde: seria um carro “verde” se o meio ambiente pegasse forte na década de 1980
Camaro Z28 1979 ou 1980
Challenger Super Bee com o detalhe do protetor de defletor amarelo temporário, mas que muitos não retiram. Pessoalmente, acho maravilhoso
Picape Chevrolet Cameo 1958, último ano de produção, apenas 1.405 unidades produzidas
Decoração luxuosa na picape Chevrolet Cameo
Placa mostrando detalhes desse exemplar da picape Cameo
Compare o tamanho do Cadillac e do Lotus Seven
Detalhe de um Pontiac GTO, apelido que se tornou versão: The Judge (O Juiz)
DeTomaso Pantera em sua melhor aparência: original
Ford Econoline dos anos 1970 com minibicicletaria, ideia muito chamativa e simpática
O interior da Econoline tem poltronas que ficariam bem na sala de casa
Ferramentas para bicicletas no armário da mesma cor do carro
Ford GT 2005, primeiro ano do renascimento; esta unidade exibe ausência das faixas no capô e teto. Algo raro.
Ford Maverick, cada vez mais difícil de se ver. Como eram baratos foram muito usados sem dó.
Gaiola ou dune buggy, ou tubular buggy, com mecânica VW a ar, fabricação detalhada e esmerada
Vista traseira, tudo muito bem feito
Motor da gaiola tem filtro de óleo trocável, uma evolução da malha metálica lavável original do motor boxer original do VW arrefecido a ar
Galaxie 500 duas-portas, maravilhoso até em bege
Histórico: um dos carros da equipe Ramchargers, engenheiros da Chrysler que desenvolviam carros de arrancada
Impalas são vistos aos montes, mas peruas, não. Esta é 1964
Lincoln Continental da segunda geração,1956 e 1957: enorme e duas-portas
Traseira do Lincoln Continental com o alojamento falso de estepe na tampa do porta-malas
Lotus Seven de verdade, 1967, pertencente a clube da marca. Este tem um ano de vida a menos do que eu, nada novo, portanto
Chevette nos EUA existiu apenas hatchback e restam poucos
Motor do Chevette em cofre bem mais cheio do que nos nacionais
O detetive Starsky não estava por perto, quase levei o Ford Gran Torino dele...
American Motors Matador com aerofólio e para-choques personalizados. Melhor deixar original quando a raridade é extrema
O Matador podia ter motores de 4, 6 ou-8 cilindros. Foi fabricado entre 1970 e 1978
Oldsmobile Vista Cruiser do final dos anos 1960. O teto tem muito vidro
O nome Vista vem do teto; note os para-sóis
Opel GT com V-8 Chevrolet
Fabuloso Dodge Polara 1964 muito original e em estado de perfeição
Dianteira do Polara tem cromados em profusão
Pontiac Firebird com a águia típica. Muitos a chamavam de atomic chicken, galinha atômica
Pontiac Firebird TransAm de terceira geração,1982 a 1992
Porsche 911 Turbo na versão Targa
Uma panorâmica de uns 5% da área do evento
South Lyon – Lake Street
A minicidade de South Lyon fica a vinte minutos ao norte de Ann Arbor, e ao longo da Lake e algumas ruas adjacentes uma grande quantidade e variedade de veículos estaciona para exposição em um sábado do começo de agosto. Todas as lojas ficam abertas, e há show de música ao vivo (só rock antigo, nada de modernidades ou sons deprimentes). Há barracas com artesanato e comida, permitindo passar várias horas com a família sem muita reclamação.
Camaro COPO (Central Office Purchase Order) vendido especialmente para provas de arrancada, aqui com decoração Hot Wheels
Chevrolet Nomad Bel-Air: sem dúvida que as peruas precisam ser salvas
Corvette C4, o meu preferido
É assim mesmo. Você sai de casa sem nenhuma pretensão para ver alguns carros antigos e se depara com o rei dos muscle-cars estacionado em meio a plebeus: Plymouth Superbird 1970
Exocet, um chassi vendido em kit para montar mecânica do Mazda Miata. Imagine na Estrada dos Romeiros...
GMC Handi Van para trabalho. Esse é de-segunda geração, 1967 a 1970.
O V-8 no van GMC entre motorista e passageiro. Um bom lugar para quem gosta de motores
Dodge Demon 1972, versão do Dart
Chevrolet Corvair Rampside, isso mesmo, rampa lateral para manuseio de carga pela calcada já que o motor é traseiro
Honda CT90 na caçamba da Rampside. Que maravilha de motoneta!
Kombi furgão de teto alto, bar volante
Mais um Mustang GT carroceria Fox de terceira-geração; motor V-8 de 302 po³/5 litros
Mitsubishi Minica Toppo, raridades importadas do oriente, esse com volante de direção no lado direito
Mustang GT da geração ou plataforma Fox crescendo no desejo dos colecionadores
American Motors Hurst SC Rambler de-1969, atração em qualquer exposição pela raridade
O Rambler em decoração muito chamativa nessa versão esportiva
Painel do Rambler de câmbio-manual no assoalho, espirito de carro musculoso: pequeno e com motor grande – 390 polegadas cúbicas/6,4 litros
Perua Ford LTD 1986 com atualizações tem-motor V-8 Coyote do Mustang
Com estilo bastante simples, os LTD tiveram produção extensa, sendo muito usados como carro de polícia na versão sedã, a mais comum
Instalação muito bem-feita, parece que nasceram um para o outro
Plymouth GTX 1970 em um grupo de grandes cupês azuis
Ford Galaxie 1966 duas-portas, belíssimo
Plymouth Road Runner 1969
Pontiac LeMans GTO 1964, o primeiro dessa linhagem. Passou a ser chamado apenas GTO depois
Vista geral da Lake Street no centro de South Lyon olhando para o Oeste...
...-e-para-o-Leste
Cruisin’ US12 – Downtown Wayne
Wayne fica ao norte do aeroporto de Detroit, 15 minutos, e se organizou ao redor da Michigan Avenue, que também é uma rodovia federal, a US12. Em Wayne fica uma enorme fábrica da Ford, que funciona desde 1957, fazendo peças estampadas de carroceria, além de pintura e montagem completa. Hoje saem de lá o Bronco e a Ranger, mas já foram feitos o Focus, Expedition, Escort, Maverick, Galaxie além dos Edsel e outros modelos derivados desses, com as marcas Lincoln e Mercury.
O evento tem carros parados em estacionamentos ao longo da Michigan Av. e rodando, daí o nome Cruisin’ (passeio devagar para curtição). Também o concessionário Jack Demmer faz seu encontro apenas para os Fords e derivados.
Edsel Pacer 1958, raro conversível
Ford Bronco de segunda geração 1978/79, esse é um modelo Ranger XLT
Ford LTD conversível 1972
Um carro para longos e tranquilos passeios, esse LTD
Lincoln Mk VII LSC (Luxury Sports Coupe), a versao esportiva na medida do possivel, com suspensao a ar. Alguns devem se lembrar do teste da revista Motor 3.
Oldsmobile Cutlass 442, ícone da marca falecida em 2006
Cutlass duas-portas desperta vontade de dirigir – muito
Fords e Chevrolets de quase um século de vida continuam vivos e “serelepes”, como diria minha avó
Thunderbird Turbo Coupe 1987 com motor 2,3 litros de 4 cilindros fabricado no Brasil na fábrica de Taubaté, SP
Interior do Thunderbird tem profusão de teclas típica dos anos 1980
Ford Ranger de primeira geração, de 1983 a 1988
Howell – estacionamento dos escritórios do condado de Livingston
Evento bastante local, aquele em que os vizinhos de encontram. Variedade colorida e animadora.
Saudável contraste entre Fusca e Charger
Este hot-rod é um exemplo de qualidade de tintas e de técnica de pintura – as labaredas são impressionantes
Edsel Ranger duas-portas de 1959
Pontiac Grand Prix 1971
Camaro em cor para quem costuma perder o carro no estacionamento
Hot-rods criativos como esse com reboque combinando
Um carrinho de rampa com a mesma pintura do carro e do reboque
Mercury Comet, o Maverick da marca prima da Ford
Camaro RS SS 1967 com motor big-block 396,estado de perfeição
Corvette C3 em rara combinação vermelho com interior em couro cinza prateado
Não é Bel-Air, mas sim versão mais simples Two-Ten com nome de Delray. Havia várias sub-versões, esse deve ser um Club Coupe de 1955. A linha Chevrolet era enorme
Oldsmobile Toronado 1982 conversível terceira-geração, este conservado sem restauração
Pontiac Fiero bem modificado com motor dianteiro V-8, um belo brinquedo
Restaurações são trabalhos magníficos. Esta picape Chevrolet chamava muita atenção
Woodward
O Dream Cruise da avenida Woodward é a maior reunião de veículos de Michigan, realizando-se todos os anos. Em 2020 foi extraoficial devido à pandemia, apenas com carros circulando ao longo dos dois sentidos. Agora em 2021 voltou à normalidade, com vários expositores, inclusive das fábricas, como Ford Performance e GM Performance e vários modificadores. Veja mais detalhes nessa minha matéria de 2019 .
Uma dupla de Austin-Healeys, esses os 100-6, motor de seis cilindros em linha
Alguns carros vão de carona para a Woodward
Apesar de alemão, o Amphicar existe em maior quantidade nos EUA, muitos na Flórida, mas os lagos de Michigan também têm a honra de abrigar alguns desses curiosos anfíbios
Austin-Healey 100 – 100 milhas por hora com um 4-cilindros, boa proeza para 1953
Camaro Z28 1985 na versão IROC-Z com injeção eletrônica de combustível do Corvette e muitas outras alterações para melhor desempenho e dirigibilidade
Roda do IROC-Z mais estreita na da frente, note a inscrição FRONT e a cor de fundo em combinação com a da carroceria
Um dos 107 Cobra-R de 1993 certificado pela fábrica
Documento prova a origem e número do carro dentro da pequena série
Dodge Charger 1970 com pneus da época. O dono coloca esses pneus apenas para exposição dirigindo devagar, pois sabe que pneus com muitos anos de vida não são seguros
Fiat 600 Jolly do final dos anos 1950 pode valer mais de 100 mil dólares
Ford-Coupe-DeLuxe-da-decada-de-1940-com-personalizacao-extensa-mostra-pintura-impressionante
Ford GT 2005 estacionado ao longo do meio-fio assim como quem não quer nada...
O Ford GT está chegando perto do fim de sua produção sendo item de colecionador desde novo
Impala 1961, estilo sempre elegante e atemporal
Mazda RX-7, o carro que fez o motor Wankel rotativo ser respeitado. Este é um FC segunda-geração 1985-1992
Mini com motor-Honda deve ser muito rápido
Mustang Mach 1 de 1971 a 1973. O primeiro que vi foi de um vizinho de minha tia em São Paulo – vermelho – e jamais vou esquecer quando ele ligava o motor e acelerava para-sair
Mustang Mach-1 novinho e na cor certa
O recém-lançado Bronco (não é o Bronco Sport) já modificado pela empresa de Jack Roush
Para provar que as cintas de amarração têm resistência elevada, o fabricante colocou um hot-rod seu para mostrar na prática
Plymouth Fury 1964 para-arrancada
Pontiac Bonneville coupe 1964: desenho criativo das lanternas
Reciclagem de velho jet-ski: bom-humor é-item de série no evento da Woodward Avenue
Réplica de Corvette Grand Sport por Lingenfelter, outra empresa de preparação de alto padrão de Michigan
Interior simples e convidativo para dirigir no Grand-Sport
SVT Mustang Cobra-R de 2000, o primeiro com suspensão traseira independente apenas nessa versão. A SVT era a divisão da Ford que modificava os modelos da casa para maior desempenho
Esses são apenas alguns dos encontros que ocorrem aqui perto de casa, e claro, não devo ter ido nem a 10% deles. Mas já cria um bom volume de fotos e lembranças para serem apreciadas nas noites de inverno.
Em 2022 tem mais!
JJ