Agora que estamos no outono, a poucas semanas do Inverno no Hemisfério Norte, os encontros de carros antigos param totalmente, já que não é agradável ficar na rua com temperaturas abaixo de zero, e também para evitar que o sal que é jogado nas avenidas, estradas e ruas para derreter neve e gelo não grude nos carros. O sal corrói os metais ferrosos, e carro enferrujado não é nada raro onde moro atualmente, no estado de Michigan.
Divido com os leitores algumas fotos tomadas em eventos de tamanhos muito diferentes, começando com um pequeno, daqueles bons para quem não quer andar muito.
Brighton Ford
Esse concessionário Ford na cidade de Brighton, a meia hora de Ann Arbor, reúne algumas vezes aos sábados durante o verão carros de todas as marcas, bastante democrático. Tudo aberto e grátis e com estacionamento fácil.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Wilson Farm
A cidade de Livonia fica entre Ann Arbor e Detroit, e nela temos a Wilson Farm. Em uma antiga área de fazenda onde ainda hoje há um celeiro, um parque, campo de basebol e uma escola, Ocupa uma quadra bastante grande, com espaço gramado para eventos de vários tipos. Uma vez por ano, no auge do verão, cerca de 300 carros podem ser apreciados, além de feira de artesanato, peças e colecionáveis, não muito grande, mas interessante.
Gateway Classic Cars
A cada dois sábados durante primavera e verão essa loja faz uma reunião matinal para qualquer marca, ano e modelo de carro, que estacionam ao redor da loja. Localizada em Dearborn, casa da Ford, há várias outras lojas da rede pelo país, e todo seu estoque pode ser visto com muitas fotos e informações pelo website (gatewayclassiccars.com)
Do lado de dentro muitos carros à venda, café e rosquinhas grátis.
Frankenmuth Auto Fest
Grande encontro durante um final de semana em julho, na cidade de colonização alemã a pouco mais de uma hora de Ann Arbor. Frankenmuth também é conhecida pela loja Bronner´s, especializada em itens natalinos, enorme e aberta o ano todo. Também vale a visita, se não para comprar, ao menos para conhecer algo tão gigantesco para uma comemoração de apenas um dia por ano.
O Auto Fest ocupa o parque principal da cidade, ao lado do rio Cass, mas também há centenas de carros circulando nas vias, e a rua principal abriga um Cruise, ou passeio, no sábado à tarde.
South Lyon – Lake Street
A minicidade de South Lyon fica a vinte minutos ao norte de Ann Arbor, e ao longo da Lake e algumas ruas adjacentes uma grande quantidade e variedade de veículos estaciona para exposição em um sábado do começo de agosto. Todas as lojas ficam abertas, e há show de música ao vivo (só rock antigo, nada de modernidades ou sons deprimentes). Há barracas com artesanato e comida, permitindo passar várias horas com a família sem muita reclamação.
Cruisin’ US12 – Downtown Wayne
Wayne fica ao norte do aeroporto de Detroit, 15 minutos, e se organizou ao redor da Michigan Avenue, que também é uma rodovia federal, a US12. Em Wayne fica uma enorme fábrica da Ford, que funciona desde 1957, fazendo peças estampadas de carroceria, além de pintura e montagem completa. Hoje saem de lá o Bronco e a Ranger, mas já foram feitos o Focus, Expedition, Escort, Maverick, Galaxie além dos Edsel e outros modelos derivados desses, com as marcas Lincoln e Mercury.
O evento tem carros parados em estacionamentos ao longo da Michigan Av. e rodando, daí o nome Cruisin’ (passeio devagar para curtição). Também o concessionário Jack Demmer faz seu encontro apenas para os Fords e derivados.
Howell – estacionamento dos escritórios do condado de Livingston
Evento bastante local, aquele em que os vizinhos de encontram. Variedade colorida e animadora.
Woodward
O Dream Cruise da avenida Woodward é a maior reunião de veículos de Michigan, realizando-se todos os anos. Em 2020 foi extraoficial devido à pandemia, apenas com carros circulando ao longo dos dois sentidos. Agora em 2021 voltou à normalidade, com vários expositores, inclusive das fábricas, como Ford Performance e GM Performance e vários modificadores. Veja mais detalhes nessa minha matéria de 2019.
Esses são apenas alguns dos encontros que ocorrem aqui perto de casa, e claro, não devo ter ido nem a 10% deles. Mas já cria um bom volume de fotos e lembranças para serem apreciadas nas noites de inverno.
Juvenal Jorge, ou JJ, como é chamado, é integrante do AE desde sua criação em 2008 e em 2016 passou a ser Editor Associado. É engenheiro automobilístico formado pela FEI, com mestrado em engenharia automobilística pela USP e pós-graduação em administração de negócios pela ESAN. Atuou como engenheiro e coordenador de projetos em várias empresas multinacionais. No AE é muito conhecido pelas matérias sobre aviões, que também são sua paixão, além de testes de veículos e edição de notícias diárias.