A Volkswagen anuncia a estreia mundial de seu suve cupê elétrico para longas distâncias. É baseado na arquitetura modular elétrica MEB, do Grupo. A família ID.5 tem aspirações de ocupar o segmento premium e chega às lojas com potências entre 174 cv e 204 cv e tração traseira, e na versão ID.5 GTX, tem tração integral e 299 cv de potência.
As versões esportivas dos carros da marca sempre tiveram as designações GTD (motores a diesel), GTI (a gasolina) e GTE (os híbridos plugáveis), e para as linhas ID. a marca lançou a sigla exclusiva GTX.
São três os níveis de desempenho. No ID.5 GTX, com tração integral, um motor elétrico traciona o eixo dianteiro e o outro o eixo traseiro. Os dois motores oferecem uma potência máxima de 299 cv, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e impulsionam o veículo à velocidade máxima de 180 km/h.
O ID.5 Pro tem um motor elétrico na parte traseira com potência de 174 cv e no ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem uma potência de 204 cv. De série é a seleção do perfil de condução, que configura o funcionamento dos motores elétricos, da direção indexada à velocidade e da suspensão adaptativa.
Todos os motores do ID.5 utilizam uma bateria de longa duração e com ela o ID.5 Pro e o ID.5 Pro Performance alcançam até 520 quilômetros (WLTP). No ID.5 GTX, com tração integral, o alcance previsto é de 480 quilômetros (WLTP).
A arquitetura MEB ocupa pouco espaço, favorecendo os passageiros. Com um comprimento de 4,60 metros e um entre-eixos de 2,77 metros, o ID.5 tem um interior espaçoso como o de um suve de categoria superior.
O estilo é elegante e sofisticado, agradando aos olhos com suas linhas curvas. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,26. A busca pela excelente aerodinâmica é fundamental em todos os veículos elétricos, de qualquer marca, em especial os destinados às longas distâncias em rodovias, para chegar a uma máxima eficiência da energia armazenada na bateria.
Os clientes podem escolher entre inúmeras variantes de interior, bancos e pacotes de equipamento. Dependendo da posição dos encostos traseiros, o porta-malas tem capacidade entre 549 litros e 1.561 litros. Opcionalmente estão disponíveis o acionamento motorizado da porta de carga.
O ID.5 e o ID.5 GTX são equipados com a nova geração de software 3.0. Atualizações de software e funções adicionais podem ser instaladas “Over-The-Air”. Isso significa que o veículo permanece sempre atualizado. Os sistemas de assistência ao motorista estão integrados ao “Travel Assist”, com dados de localização, que pode ser ativado ao toque de um botão, informa a Volkswagen.
Quase não há botões no interior do ID.5, com exceção dos acionamentos para as funções mais importantes. Operação e visualização se concentram em duas telas, uma que fica à frente do motorista, e a outra no centro do painel. A tela do motorista pode ser controlada por meio do volante multifuncional, enquanto a maior, de 12 polegadas, é tátil, para infotenimento.
A projeção das telas pode ser feita no para-brisa, no campo de visão do motorista a uma distância de 10 metros adiante do veículo. O ID.5 é equipado com tecnologia de iluminação de última geração, segundo informa a Volkswagen. Quando o motorista se aproxima do veículo com a chave, o ID.5 inicia sua apresentação de boas-vindas. Os faróis e as luzes traseiras se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão. Tanto os faróis como o conjunto óptico traseiro têm tecnologia de LED.
Um elemento especial do conceito de iluminação do ID.5 é o ID. Light, uma faixa de iluminação abaixo do para-brisa. Com seus pulsos de luz diferentes, o ID. Light sinaliza se o veículo está pronto para partir, em qual direção de acordo com a navegação, ou se a bateria está sendo carregada no momento. Além disso, o ID. Light fornece assistência em situações de perigo. Ele informa e avisa o motorista e demais ocupantes do veículo com sinais luminosos, por exemplo, no caso de veículos em um ponto cego ou quando existe uma situação de frenagem inesperada no trânsito.
O ID. Light pode ressaltar instruções do sistema de navegação com sinais luminosos. Por exemplo, pode indicar que o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou que deve tirar o pé do acelerador para estar de acordo com os limites de velocidade. Todos as cores e animações seguem uma linguagem visual cuidadosamente desenhada que é intuitiva, universal e fácil de ser compreendida, segundo a Volkswagen. O motorista recebe assim informações importantes sem ter que tirar os olhos da estrada. O ID.5 sai da linha de produção da fábrica de Zwickau, cidade do leste da Alemanha, no estado da Saxônia.
AB