Com intenção de aumentar a sua oferta de módulos para suves e de veículos com motorização eletrificada, a Mazda procedeu à modernização de uma das suas linhas de montagem em nome da flexibilização da produção. Na sua fábrica de Hofu, no sudoeste do Japão, onde atualmente são construídos os modelos 6 e CX-5, a linha de produção H2 foi atualizada de modo a permitir à empresa ajustar a sua produção mais facilmente a novos modelos.
A empresa adotou um sistema de estruturas móveis sobre rodas para melhor responder às necessidades de produção futuras, nomeadamente de elétricos. Veículos com plataformas de diferentes dimensões, motorizações (combustão interna ou elétrica) e disposições mecânicas (longitudinais ou transversais) passam a ser fabricados nesta mesma linha, o que representa um importante passo para o cumprimento dos planos da Mazda no âmbito da sua estratégia multi-soluções.
A linha H2 passa a contar com um sistema transversal composto por estruturas móveis sobre rodas (designados como dollies), o que significa que deixam de existir esteiras de transporte ou sistemas em suspensão. Na prática, os veículos são colocados sobre plataformas de paletes niveladas com o piso movimentando-se sobre esses dollies. E uma vez que, frente a um sistema fixo tradicional, estes podem ser organizados e dispostos de uma forma mais flexível, passa a ser mais fácil e rápida qualquer alteração introduzida na linha de produção, ou seja, quando é necessário aumentar a capacidade através da adição de mais seções.
Outra das vantagens obtidas pela remodelação desta linha de produção é o fato de os trabalhadores poderem se movimentar de forma mais livre pelas plataformas. Com facilidade, eles acompanham a integração do conjunto motor/suspensão traseira ou, tratando-se de um veículo elétrico, das baterias, que lhes são trazidas por dois Veículos Guiados Automatizados (AGV na sigla em inglês).
Na introdução da linha de módulos flexíveis, em vez de repetir-se o processo sempre que um novo modelo é introduzido na linha, a única parte que precisa se alterar é o modo de fixação das peças.
A Mazda teve origem em 1920, e o fundador da companhia foi Jujiro Matsuda, que a criou em 1920 sob a denominação Toyo Cork Kogyo Co., Ltd. A fábrica de máquinas e ferramentas teve início em 1929, sendo pouco tempo depois (1931) o surgimento do veículo de carga de três rodas, o Mazdago. O primeiro carro foi o Mazda R360 Coupé, um veículo de passageiros de duas portas.
AB