O Aston Martin DBX Straight Six é a primeira versão eletrificada do suve da marca, mas por ora é uma versão exclusiva para o mercado chinês, com motor de seis cilindros em linha, turbocarregador, sistema semi-híbrido de 48 V e apenas três litros.
Esse motor de menor cilindrada foi necessário para atender às exigências do mercado chinês e às suas tributações. Para obter as vantagens dos benefícios fiscais na China, que incidem sobre a cilindrada do motor, as marcas criam versões específicas e exclusivas para o gigantesco e concorrido mercado. A diferença de tributação entre cada faixa é substancial. Isso já ocorre com outros modelos e fabricantes. Por exemplo, o Mercedes-Benz CLS de quatro cilindros e 1,5 litro turbocarregado, ou recentemente o Audi A8 L Horch, com um V-6 de três litros no lugar dos tradicionais V-8 de 4 litros ou W-12 de 6 litros, são carros especiais para o mercado chinês.
O DBX é responsável por mais de metade das vendas da centenária fabricante. (janeiro de 1913). Assim não é de se estranhar que a Aston Martin tenha planos para ampliar as opções deste sucesso, e o DBX Straight Six, bem exemplifica isso. Já está previsto para 2022 o modelo DBX S, que será o mais potente e rápido da família de suves da marca.
Straight Six, como o nome sugere, é a denominação genérica de um motor de seis cilindros em linha. Incorporando toda a tecnologia disponível, essa motorização, como citado acima, passa a ser a primeira versão eletrificada do DBX. O motor do Straight Six é fornecido pela Mercedes-AMG e é exatamente a mesma unidade que está nas versões denominadas “53” dos AMG. São 435 cv de potência e, de quebra, o DBX utiliza a suspensão pneumática adaptativa, o diferencial traseiro autobloqueante e as barras antirrolagem eletrônicas da marca alemã. Tudo fruto da parceria tecnológica que existe entre as duas empresas.
Até mesmo o câmbio automático de nove marchas é o mesmo, distribuindo a tração pelas quatro rodas e fazendo com que o DBX Straight Six acelere de zero a 100 km/h em 5,4 s e chegando aos 259 km/h de velocidade máxima. Esteticamente não há nada de diferente, salvo os emblemas na carroceria e as rodas, que de série são de 21 polegadas de diâmetro, mas podem ter opcionalmente até 23 polegadas.
O mercado chinês realmente é tão importante — 30 milhões de carros por ano —que os fabricantes de carros de prestígio produzem versões especiais, de alto luxo e desempenho, especiais para esse país.
AB