A série limitada do Abarth 1000 Sport Prototipo foi anunciada como uma edição única inspirada no original, que competiu na década de 1960. Segundo a revista inglesa Auto Italia, de Bedfordshire, serão construídos cinco exemplares do roadster, baseados na estrutura do agora descontinuado Alfa Romeo 4C Spider.
A novidade foi confirmada em entrevista à publicação por Roberto Giolito, responsável do FCA Heritage e ex-diretor do Centro Stile Fiat e Abarth. De dimensões bem maiores do que a sua fonte de inspiração, o novo 1000 SP tem célula em compósito de fibra de carbono com estrutura tubular de proteção. A ela foram adicionados elementos em alumínio na dianteira e na traseira para reforçar o conjunto.
A herança da linhagem é guardada pelas aberturas semelhantes na carroceria e pelos faróis e lanternas. Basta comparar as fotos para ver as semelhanças que, no entanto, param por aí. As dimensões e proporções são totalmente diferentes.
As suspensões serão com triângulos superpostos no eixo dianteiro e McPherson no eixo traseiro. Considerando o Alfa Romeo 4C Spider que servirá de base, o motor é de quatro cilindros, de 1.742 cm3. Estará montado em posição central-traseira, e a potência passada às rodas deve continuar na faixa dos 240 cv, com um turbocarregador. Por comparação, o original tinha motor de 1 litro, quatro cilindros e 107 cv, mas pesava apenas 480 kg. O Alfa Romeo 4C Spider pesava 1.128 kg.
Não deixa de ser uma surpresa a produção do Abarth 1000 SP, mas a própria Stellantis diz que o roadster será exibido apenas em eventos de veículos clássicos.
AB