A Audi do Brasil anunciou a retomada da produção em sua fábrica de São José dos Pinhais, PR, a partir de meados de 2022. Os modelos escolhidos para a linha de montagem brasileira são os suves Audi Q3 (foto de abertura) e Audi Q3 Sportback, ambos com motor 2-litros e tração quattro. Será a primeira vez que um veículo com essa tecnologia da tração será produzido no Brasil.
Outro anúncio foi relativo ao fato de a Audi do Brasil e sua rede de concessionárias terem realizado um investimento de mais de R$ 20 milhões para instalar pontos de recarga ultrarrápidos, de 150 kW, nas lojas da marca no País. Nestes carregadores, o Audi e-tron BEV, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos, informa a marca.
A produção dos Audi Q3 em suas duas carrocerias será feita numa linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do suve até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e conjuntos vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.
Os Audi Q3 e Audi Q3 Sportback nacionais terão o motor EA888 2.0 TFSI a gasolina, de quatro cilindros com injeção direta e turbocarregador, com potência de 231 cv. O câmbio Tiptronic, epicíclico, tem oito marchas.
O interior complementa o projeto do exterior e segue a tendência dos modelos topo de linha da marca. Assim como nos A6, A7 e Q8, os novos Audi Q3 trazem como elemento central o conceito do MMI, com tela tátil de 8,8 polegadas integrada ao painel. O volante com borboletas para troca de marchas é de série.
Os porta-malas, tanto do Q3 quanto do Q3 Sportback são de 530 litros, que com os encostos do banco traseiros totalmente rebatidos, passam para 1.525 litros e 1.400 litros, respectivamente.
A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Em 2012 a Audi do Brasil decidiu produzir no País novamente.
A produção teve início em 2015 com o A3 sedã, até hoje o único modelo com motor flex feito pela Audi em todo o mundo e, em 2016, passou a produzir também o Q3. A fabricação do suve seguiu até 2019, com o fim do ciclo de vida da geração anterior, enquanto o A3 sedã foi fabricado até 2020, também com o fim do ciclo de vida da geração.
AB