A Toyota vai desenvolver uma arquitetura específica para a Europa, denominada E3, que vai acomodar motorizações híbridas e elétricas. Quem divulgou a notícia foi a revista Automotive News Europe.
A E3 só deverá chegar na segunda metade da década, mas será compatível com motorizações híbridas e elétricas, o que vai permitir à Toyota uma maior flexibilidade e capacidade de ajustar as motorizações às necessidades do mercado. Apesar de nova, a E3 vai combinar partes das plataformas já existentes GA-C e a e-TNGA, específica para elétricos e estreada pelo novo crossover bZ4X. Na foto de abertura, a e-TNGA, específica para elétricos.
Apesar de ainda estar a vários anos de distância, a Toyota já decidiu que a E3 será instalada nas suas fábricas no Reino Unido e Turquia, onde são produzidos atualmente vários modelos baseados na GA-C. As duas fábricas têm uma produção total combinada de 450 mil unidades por ano. Ao reunir partes da GA-C e da e-TNGA, da arquitetura E3 derivarão todos os modelos de segmento C da Toyota, ou seja, a família Corolla.
Mas por que uma arquitetura específica para a Europa? Desde que introduziu a TNGA (Toyota New Global Architecture) em 2015, da qual saíram outras variações, todas as necessidades em matéria de arquitetura pareciam estar cobertas. Porém, nenhum dos seis modelos 100% elétricos previstos, que derivarão da e-TNGA, poderá ser produzido na Europa, obrigando a importá-los todos do Japão, como vai acontecer com o novo bZ4X.
Ao conceber a E3 como uma arquitetura que pode receber mais opções de motorizações (ao contrário da e-TNGA), será possível produzir localmente modelos 100% elétricos, juntamente com modelos híbridos, sem necessidade de criar linhas de produção específicas ou até mesmo construir uma nova fábrica.
AB