Com dez anos para assegurar a sua sobrevivência, a Lancia começa a revelar os planos para o seu relançamento. Hoje vivendo apenas do sucesso do passado e do compacto Ypsilon (foto de abertura), comercializado apenas na Itália, vai ter na eletrificação um importante papel. Em 2024 toda a sua gama será eletrificada e a partir de 2026 todos os seus novos modelos serão exclusivamente elétricos.
Foi revelado também que a partir de 2024 a marca vai expandir suas vendas para o mercado europeu, algo que não acontece desde 2017.
Já tendo revelado que virá um Delta 100% elétrico, o diretor executivo Luca Napolitano explicou a estratégia de relançamento da marca. O exemplo alemão da Mercedes-Benz será seguido.
A Mercedes-Benz considera a linha EQ Power, com modelos híbridos plugáveis, como a união do melhor dos dois mundos: a eficiência dos motores elétricos e o alcance dos motores a combustão. Ele vê na Mercedes-Benz o exemplo a seguir para o futuro da Lancia. Para ajudar a alcançar os seus novos e ambiciosos objetivos, Luca Napolitano confia na estratégia de eletrificação da marca, com foco em segmentos de mercado que são muito fortes na Europa.
Ainda sobre a expansão europeia da Lancia, o objetivo é estabelecer uma centena de pontos de venda em todo o continente, distribuídos por 60 cidades. Ao contrário do que acontece, por exemplo, com a CUPRA, estes espaços serão partilhados com outras marcas do grupo Stellantis.
Talvez por isso, Luca Napolitano vê com bons olhos o reforço dos canais de venda online, revelando que ambiciona tornar possível comprar um automóvel com apenas três cliques. Sucesso para a histórica marca, fundada em Turim, na Itália, no ano de 1906.
AB