O fim da produção dos Lotus Elise, Exige e Evora marca o fim de uma era. Ainda resta o Emira, novidade da marca. Daqui a algum tempo, será a vez do Evija, 100% elétrico, e ainda mais tarde chegarão dois suves e um sedã, também elétricos. Até essa linha com quatro EVs estar totalmente pronta, existirá apenas o Emira, o último Lotus a ter um motor a combustão, como já dito acima.
O hiperesportivo elétrico Evija será o primeiro a mostrar um vislumbre da Lotus do futuro. Hoje em dia a Lotus Cars é propriedade do gigante chinês Geely Holding Group, que já detém outras marcas europeias, como a Volvo, por exemplo.
A despedida dos três modelos aconteceu com uma pequena cerimônia organizada pela marca na sua base em Hethel, em Norfolk, Inglaterra. Foi uma forma dos responsáveis pela Lotus, liderados hoje por Matt Windle, prestar homenagem a todos aqueles que contribuíram para conceber, desenhar, montar e vender o trio de esportivos. Como está na placa da foto de abertura, foram 51.738 unidades em 26 anos.
O Lotus Elise, cuja primeira geração iniciou a produção em 1996, é o nome mais antigo dos três e somou ao longo de todos estes anos 35.124 unidades. O último Elise a sair da linha foi um Sport 240 Final Edition, na cor amarela.
O Lotus Exige nasceu no ano de 2000 e teve produzidas 10.497 unidades e o último foi um Cup 430 Final Edition na mais britânica das cores, o Heritage Racing Green. Por fim, o Lotus Evora, o mais recente dos três, mostrado em 2009, teve a produção de 6.117 unidades e o último foi um GT430 Sport, na cor cinza escuro metálico. Os três foram adicionados à coleção da Lotus Cars.
Outros modelos tiveram a mesma base técnica dos Elise e Exige, mas nem todos com a marca da Lotus. Com o símbolo da Lotus, foram os exóticos 340R, 2-Eleven e 3-Eleven e a nova edição do Europa (2006 a 2010), baseado no Elise.
Fora da Lotus, a mesma arquitetura daria origem aos Opel Speedster e Vauxhall VX220, que foram produzidos num total de 7.200 unidades entre os anos de 2000 e 2005. Também o Tesla Roadster original, modelo elétrico baseado no Elise, foi montado pela Tesla Motors, agora Tesla, Inc., entre 2008 e 2012. A nova versão do Roadster continua sem data definida para lançamento.
AB