• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

HARLEQUIN OU INHOTIM?

VISUALMENTE SEMELHANTES, MAS CONCEITUALMENTE DIFERENTES. VAMOS DESVENDAR O MISTÉRIO DESTES ICÔNICOS CARROS MULTICOLORIDOS.

identicon por Alexander Gromow
03/01/2022
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: Volkswagen de México

Foto: Volkswagen de México

Volta e meia o pessoal me pergunta sobre fotos de Fusca, Polo e Golf multicoloridos, e a pergunta básica é o que eles têm em comum. Temos que dividir as coisas entre carros especiais de fábrica e uma obra de arte brasileira que usou Fuscas para a sua realização.

Os surpreendentes “originais de fábrica” multicoloridos

Difíceis de encontrar e ver pessoalmente. Mas em fotos tenho certeza que você já viu um Volkswagen “Harlequin” (na grafia em alemão, ou “Arlequim” em português) em algum momento de sua vida, seja um Golf nos EUA, ou um Polo na Europa ou um Gol na Argentina ou um Fusca no México — todos de fábrica!

O primeiro passo foi dado por um anúncio para o Fusca 1964, que fala sobre a intercambialidade de peças independentemente do ano do Fusca. A propaganda dizia: um para-lama verde de um 1958, um capô azul de um 1959, outro para-lama bege de um 1964, uma porta turquesa de um 1962… E a ilustração desta propaganda mostra este Fusca com peças de vários anos diferentes, chamando a atenção para a facilidade de se encontrar peças de reposição:

Propaganda americana de 1964

Curiosamente em 1966, fotos de um possível precursor do Beetle Arlekim nos EUA apareceram na revista Small World ao que tudo indica tiradas na Concessionária Don Corlett em Louisville, Kentucky.

Parece que a tal concessionária se inspirou na propaganda para compor este carro (Foto: site sebeetles.com/)

Conta a lenda que em 1995 Ferdinand Piëch, então presidente do Grupo Volkswagen, estava revendo o catálogo de propagandas antigas quando encontrou aquela de 1964 e decidiu usar um conceito semelhante com seu então novo VW Polo pintando alguns de seus recém-lançados VW Polo de 6ª geração. Usando vários tons, o carro estaria disponível internamente. Os tons escolhidos foram: amarelo Ginster, verde Pistache, azul Chagall e vermelho Tornado — que eram cores de linha daquele ano. Eles deram a eles o apelido de Arlequim.

Mas o que era ou quem era o tal Arlequim?

Que é mais da minha idade deve lembrar da marchinha de carnaval “Pierrô apaixonado” que cita o personagem Arlequim que era uma fantasia muito popular na época.

O Arlequim é uma personagem da Commedia dell’arte, cuja função no início se restringia a divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. Sua importância foi gradativamente afirmando-se e o seu traje, feito de retalhos multicoloridos geralmente em forma de losango, mais ainda o destacava em cena. Na Commedia dell’arte, forma de teatro popular italiana que também disseminou a personagem pelo mundo, o Arlequim seduz e “rouba” a Colombina do Pierrot.

Ilustração antiga de um Arlequim, personagem que inspirou o apelido do Polo multicolorido de 6ª geração

O Polo Arlequim foi surpreendentemente um sucesso. Foram construídos cerca de 20 dos carros originais para vários shows de automóveis e para fins publicitários. Mas em uma estranha virada de acontecimentos, a resposta do público ao carro foi tão boa que a VW decidiu fazer uma série limitada de 1.000 unidades.

Propaganda do Polo Arlequim

O que é ainda mais surpreendente é que estas 1.000 unidades se esgotaram, então foram construídas 2.800 adicionais. Depois de pesquisar um pouco em um fórum alemão VW Polo, descobri que só o McDonald’s sorteou 500 Polos Arlequim em uma ação publicitária.

Um dos 500 Polos Arlequim sorteados pelo McDonalds

Nenhum VW Polo Arlequim chegou a ser vendido nos EUA, mas a VW testou sua sorte com o VW Golf com os mesmos esquemas de cores, mas não teve muito sucesso. Apenas 264 deles foram feitos, e foi difícil vendê-los. Os revendedores tinham tantos problemas para vendê-los que refizeram a montagem reversa de partes de vários VW Golf Arlequim para vender em uma única cor. Sim, pois para formar um Arlequim eram trocados componentes da carroceria de vários carros originalmente pintados integralmente numa das quatro cores para formar os esquemas de cores multicoloridas. Alguns dos VW Golf Arlequim chegaram até a ser repintados integralmente para que pudessem ser vendidos.

A pintura que parece ser painéis coloridos aleatórios misturados aqui e ali era um sistema realmente controlado. Usando a matriz de esquema de pintura abaixo você pode decompor a aparência de cada versão do Arlequim. Existiram quatro versões de cores de base diferentes que podem ser identificados olhando para o teto. A cor do teto também será a mesma das colunas traseiras e das longarinas de soleira dos carros; tanto no VW Polo, como no VW Golf; estes componentes eram soldados antes de serem pintados, então serão sempre da mesma cor.

Esquema de composição das cores das 4 versões de Arlequins (Polo e Golf), as traduções estão abaixo

Traduções:

Color Pattern – padrão de cores
Red Base – base vermelha
Yellow Base – base amarela
Green Base – base verde
Blue Base – base azul

Roof – teto
Rocker Panel – Painel da soleira
Rear Quarter – quarto de trás, incluindo a coluna traseira
Front Bumper – para-choque dianteiro
Front Doors – portas dianteiras
Side Mirrors – espelhos externos
Hood – capô
Rear Doors -portas traseiras
Rear Bumper – para-choque traseiro
Front Fenders – para-lamas dianteiros
Front Grille – grade dianteira
Rear Hatch – porta traseira de carga

Eis as quatro versões de Arlequim vistas de frente (Foto: site newsroom.vw.com)

Mas no esquema abaixo podemos ver as laterais dos Arlequins:

Esquemas das 4 versões de Arlequins vistas de lado

Não havia como encomendar um Arlequim de uma dada versão, você acabava recebendo um aleatório pois o processo de produção não permitia a encomenda de cores de base específicas. E na verdade quem queria comprar um carro tão exótico certamente ficaria contente com qualquer uma das quatro versões.

Entrementes, em janeiro de 2021…

A Volkswagen tem aquela carta exclusiva na manga, hoje é a única marca que pode jogá-la. Parece que no frio do janeiro europeu entre a pandemia e os dias cinzentos, a Volkswagen volta a trazer cor com um show car do novo Polo. Será fabricado em série limitada? O tempo dirá, mas na fábrica eles dizem que não. Acredito que o Arlequim sempre voltará, é só uma questão de tempo:

Um Polo 2021 na versão Arlequim, será um renascimento na Europa? (Foto: site targasport.com.ar)

Fusca Arlequim

Pois bem, o Vocho (como o Fusca é chamado no México) Arlequim tem sangue mexicano, pois é um Sedan colorido que foi produzido na fábrica de Puebla, uma foto sua pode ser vista na foto de abertura desta matéria.

Esta série especial foi fabricada em 1996 e foi decorada nas mesmas cores dos VW Polo e VW Golf versão Arlequim, a saber: verde Pistache, azul Chagall, amarelo Ginster e vermelho Tornado. Além disso as calotas tinham acabamento fosco. Certamente não passava despercebido.

Mais uma foto de um raro Vocho Arlequim original de fábrica (Foto: Volkswagen de México)

O Vocho Arlequim era baseado no modelo 1600i (GL), de 50 cv com catalisador. Este modelo foi produzido exclusivamente para chamar atenção em exposições e em grandes concessionárias. No total foram fabricadas 141 unidades. Mas acabaram sendo detectadas cinco unidades para a Alemanha, conforme pesquisa de 2007.

O pouco conhecido Gol Top Arlequim “argentino”

A moda Arlequim também chegou à América do Sul em 1996, e com o nome Volkswagen Gol Top, fabricado no Brasil, foi vendido na Argentina. Lá, como no resto do mundo, ele gerou ou amor ou ódio, sem gradações intermediárias. Os primeiros a circularem na Argentina causaram sensação, os proprietários, cheios de coragem, foram observados enquanto circulavam pela cidade. Como qualquer carro “diferente”, eles logo perderam valor em comparação com a versão “normal”.

Folheto de lançamento do Gol Top, um Arlequim vendido na Argentina (Foto: site targasport.com.ar)

Assim como aconteceu com o VW Golf Arlequim nos EUA, os Gol Top acabaram encalhando nas concessionárias argentinas e vários tiveram que ser repintados para poderem ser vendidos.

O vídeo abaixo fazia parte da campanha de lançamento do Gol Top:

A obra de arte “Troca-troca” que está em Inhotim

Inhotim é um museu com várias edificações e uma grande parte de obras a céu aberto, que fica próximo à cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Depois de ter participado de vários eventos e ficado em outros museus, três Fuscas, que são uma obra de arte, como descreverei em seguida, fazem parte do acervo de Inhotim, sendo sua marca registrada.

A obra de arte “Troca-troca” estacionada no gramado de Inhotim (Foto: site porta-luva.com)

“Troca-troca”, é uma obra de arte de 2002 realizada por Jarbas Lopes. Ela é composta por três Fuscas coloridos, originalmente amarelo, azul e vermelho, que tiveram componentes de suas carrocerias intercambiados (daí o nome da obra), resultando em três carros multicoloridos.

Este é o Jarbas Lopes numa foto perto de sua obra de arte (Foto: Daniela Paoliello)

Os três Fuscas fazem a alegria dos visitantes e circulam pelo Museu.

Os Fuscas de Inhotim vistos de trás, mostrando como os componentes traseiros foram intercambiados (Foto: Manuel Augusto Nogueira de Sousa)

Como se pode ver os Fuscas Arlequim do México não têm nada a ver com os Fuscas transformados na obra de arte “Troca-troca”. Mas muita gente acha que são a mesma coisa, isto até em publicações nacionais e internacionais.

Mas você, que acaba de ler esta matéria, já sabe distinguir quem é quem.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: ArlequimFuscaGol TopHarlequinInhotimJarbas LopesVW
Anterior

LOTUS TERMINA PRODUÇÃO DOS ELISE, EXIGE E EVORA

Próximo

McLAREN APRESENTA O ARTURA A CLIENTES EM INTERLAGOS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Fotos: UK Motors (SP)

McLAREN APRESENTA O ARTURA A CLIENTES EM INTERLAGOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: YouTube

POR QUE EXPLODEM CARROS ADAPTADOS PARA O GNV?

13/08/2022
Fotos: Lucca Mendonça

DUAS FACES DO VW FUSCA!

13/08/2022
Fotos: divulgação

LAMBORGHINI URUS É NOVO SUVE RECORDISTA EM PIKES PEAK

13/08/2022
Fotos: Divulgação Porsche AG

PORSCHE CRIA 911 ESPECIAL INSPIRADO NO SALLY DE ‘CARROS’

12/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In