Nem tudo está perdido. As station wagons, aqui no Brasil chamadas de peruas, ainda têm adeptos e lançamentos pelo mundo afora. Após a estreia mundial, em setembro, da nova geração do Astra na sua versão sedã, a Opel (marca da PSA, depois Stellantis, desde o final de 2017) mostra agora a bela station wagon, denominada Astra Sports Tourer. O novo modelo segue a tradição de sucesso da Opel com estes modelos de peruas compactas, iniciada há quase 60 anos com a Kadett Caravan.
Além de motores a combustão, tanto a gasolina quanto a diesel, estará disponível com duas opções híbridas plugáveis. Nas versões de motor a gasolina a potência varia entre 110 cv e 130 cv, prevendo-se até 225 cv nas versões híbridas plugáveis. Tal como deverá acontecer com a linha Peugeot 308 em 2023, está prevista uma versão 100% elétrica para o Astra tanto hatchback de quatro portas quanto a station wagon.
O câmbio manual de seis marchas é o padrão para os motores a combustão e um câmbio automático de oito marchas estará disponível para os motores mais potentes, segundo a Opel.
Medindo 4,64 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura, no compartimento de bagagens cabem 608 litros, que podem chegar a 1.634 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. A opção híbrida plugável diminui esses números para 548 e 1.574 litros, respectivamente, por conta da bateria. Nas versões com motores a combustão existe um piso com dois níveis de altura e que pode ser colocado num ângulo de 45 graus. O sistema de abertura motorizada da porta de carga é comandada pelo pé ao passar sob o para-choque traseiro.
No mais, um belo desenho externo e um interior confortável, dando uma opção a mais para quem precisa de mais espaço do que um sedã ou um hatch, mas não precisa, ou simplesmente não quer, um suve.
AB