A Pagani anunciou a criação do programa Puro, que inclui uma checagem acurada em centros autorizados, que então poderão emitir certificados de autenticidade dos carros, documento que poderá contribuir para aumentar o seu valor.
Cada carro que sai da fábrica, em Modena, tem armazenado numa base de dados o memorial dos componentes individuais, números de série, fotografias e o nome dos mecânicos envolvidos. Fazendo uma referência cruzada destes dados é possível fazer uma análise prévia antes de cada carro ser inspecionado. Ao final, garante-se que o carro permanece numa condição perfeita e original. Na foto de abertura o Pagani Zonda HP Barchetta, de 2017.
Este programa, similar ao que já se encontra disponível na Ferrari e na Lamborghini, inclui mais de 400 pontos a serem verificados por profissionais formados pela Pagani Automobili. Após o cumprimento destes itens, os carros recebem também uma extensão total da garantia, que cobre todos os componentes do veículo.
Este serviço de certificação abrange qualquer modelo da Pagani, independentemente do ano. Concluída a inspeção, o cliente receberá o seu próprio livro Puro com capa em couro, uma espécie de diário que documenta toda a história do carro e que inclui o certificado assinado por Horacio Pagani.
Desde 2017 a Pagani tinha lançado o programa de restauração Rinascimento, concebido para recuperar de forma meticulosa e totalmente documentada os seus primeiros modelos de produção.
AB