O caminho da eletrificação para a Stellantis requer grandes quantidades de hidróxido de lítio para as baterias das suas marcas da Europa. O acordo de fornecimento com a Stellantis foi assinado pela a Vulcan Energy Resources,de Karlsruhe, Alemanha. Na foto de abertura, o conjunto propulsor do BEV Peugeot e-208 GT.
A missão da Vulcan é eliminar o carbono da cadeia de fornecimento de baterias de íons de lítio e de produção dos veículos elétricos, conforme afirmou o Dr. Francis Wedin, fundador da empresa, que tem raízes na Alemanha e na Austrália.
O projeto denominado “Vulcan Zero Carbon Lithium” é assumidamente o foco desse acordo, que pretende reduzir a distância de transporte de produtos químicos de lítio pela Europa, e a localização na Alemanha, nas proximidades das unidades europeias da Stellantis, é consistente com esta estratégia.
A Vulcan irá fornecer à Stellantis um mínimo de 81.000 toneladas e um máximo de 99.000 toneladas de hidróxido de lítio durante os cinco anos do acordo. E cada uma das 14 marcas da Stellantis irá se beneficiar do novo acordo, segundo informado.
O Grupo planeja investir mais de € 30 bilhões até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, tendo como objetivo alcançar mais de 70% das suas vendas de veículos na Europa e mais de 40% das vendas nos Estados Unidos com modelos classificados como de baixas emissões (LEV) até 2030.
AB