O Shelby Cobra é um dos esportivos americanos mais icônicos, transformado por Carroll Shelby a partir de carros da inglesa AC Cars, fundada em 1901. Ao longo dos anos de produção várias foram as versões produzidas, umas mais limitadas do que outras, mas tudo para corresponder às exigências das várias categorias de competições. Os Cobra 289, 427 e Daytona, este um cupê, encantaram os aficionados durante os anos 1960.
Uma dessas versões é o Shelby Cobra Dragonsnake, do qual apenas cinco exemplares foram produzidos, com o motor V-8 289 (4,7 litros). Este veículo das fotos é o único Dragonsnake Stage III, ou seja, que já saiu da Shelby com quatro carburadores Weber duplos. Foi utilizado em provas para dragsters na Pensilvânia, encomendado por Don Reimer na Adams County Motors Corporation. Detalhe é a cor da carroceria, amarela com uma faixa transversal branca, para condizer com o Ford Thunderbird que o rebocava para as provas. Foi entregue pelo concessionário Gettysburg Ford, em 3 de agosto de 1964.
O motor V-8 289 está acoplado a um câmbio manual de quatro marchas. Em dezembro de 1965, após terminar a sua carreira esportiva, foi anunciado na revista Car and Driver. O novo dono em 1966 o transformou para competir nas provas do SCCA (Sports Car Club of America). Depois, o Cobra foi para o Canadá, onde ficaria guardado.
Posteriormente, voltou para os Estados Unidos e competiu em provas de clássicos. Finalmente foi restaurado por Steven Juliano e Dave Riley, ficando em condições excepcionais, que se mantêm até hoje, e tem a maioria das peças originais.
O Cobra Dragonsnake chassi CSX2427 é considerado um dos exemplares que está em melhor estado de conservação e o mais correto dessa série de cinco veículos. Irá a leilão num evento organizado pela Mecum Auctions, em Kissimmee, de 6 a 16 de janeiro, com valor de venda estimado em US$ 2 milhões. Local do evento: Osceola Heritage Park, 1875 Silver Spur Lane Kissimmee, Florida.
AB